Gama, Maria Gabriela2002Gama , M G 2002 , ' Um olhar possível sobre o poder na empresa ' , Caleidoscópio : Revista de Comunicação e Cultura .1645-2585Caleidoscópio : Revista de Comunicação e CulturaO conceito de poder tem sido recentemente revalorizado como objecto de estudo da comunicação empresarial. No entanto, hoje reconhece-se que a questão do poder é uma parte primordial do processo pelo qual uma empresa, através das práticas discursivas constitui e reconstitui a sua realidade social. Alguns autores abordam o poder numa perspectiva de gestão encarando-o como um aspecto prioritário do processo de gestão. Mas, o que pretendemos salientar, é que nos parece relevante teorizar a relação que existe entre a comunicação e o poder como domínio.The concept of power has recently been reevaluated as a matter of study, by the enterprises’ communication. But today we reckon that the question of power is a primordial part of the process, through what the enterprise, through the discursive way, can constitute and re-constitute its social reality. Some authors approach power in a management way, facing it as a priority in the management process. But what we want to emphasise is that it seems really important to theorise the relation between the communication and power as domain.application/pdfporopenAccessCOMUNICAÇÃOSOCIOLOGIA ORGANIZACIONALCOMUNICAÇÃO ORGANIZACIONALCOMMUNICATIONSOCIOLOGY OF ORGANIZATIONSORGANIZATIONAL COMMUNICATIONUm olhar possível sobre o poder na empresaarticle