Sarmento, Eduardo Morais, orient.Louro, Cláudia Cristina da Luz2013-05-232013-05-232012http://hdl.handle.net/10437/3419Orientador : Eduardo Moraes SarmentoNum mundo cada vez mais global e competitivo é imperativo que os lugares assumam o seu papel como criadores de valor que satisfaça as necessidades e desejos dos seus consumidores. É necessária uma perspetiva real sobre como as pequenas cidades podem não só adaptar-se às mudanças globais, mas também aumentar a sua competitividade no mercado. Nesta dissertação são exploradas as particularidades e potencialidades do marketing territorial e do processo de branding, de forma a compreender quais os fatores que contribuem para uma boa gestão do território, e como estes fatores podem construir uma marca de sucesso para a cidade de Beja. De acordo com este objetivo, e com base numa pesquisa bibliográfica, é conduzida uma pesquisa primária, como forma de analisar a cidade, os seus recursos e potencialidades, e principalmente os seus consumidores. Esta dissertação propõe uma abordagem empresarial ao problema de desenvolvimento das pequenas cidades, e cidades do interior, através da criação de uma marca turística para a cidade de Beja, que reflete os atributos do território e cria uma imagem mais atrativa para o seu público alvo.In an increasingly global and competitive word it is imperative that places assume their role as creators of value that satisfies the needs and wants of the consumers. Therefore we need to have a real perspective on how small towns can not only adapt to global change, but also increase their market competitiveness. This dissertation explores the peculiarities and potentialities of territorial marketing and the branding process, in order to understand what factors contribute to a good place management, and how these factors can build a successful brand for the city of Beja. According to this objective, and based on a literature search, we conducted a primary research as a way of analyzing the city, its resources and potentialities, and especially its customers. This paper proposes a business approach to the development problem of small cities and inner cities, through the creation of a tourism brand to the city of Beja, which reflects the attributes of the territory and makes it more attractive to its target audience.application/pdfporopenAccessCOMUNICAÇÃOMARKETINGPUBLICIDADEMARCASSUCESSO EMPRESARIALCOMMUNICATIONTRADEMARKSBUSINESS SUCCESSPUBLICITYMESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, MARKETING E PUBLICIDADEFatores críticos de sucesso para a criação da marca BejamasterThesis