Costa, Elisabete Pinto daTorrego, JuanMartins, Alcina Manuela de OliveiraCarrington, Margarida2016Costa , E P D , Torrego , J , Martins , A M D O & Carrington , M 2016 , ' Desafios colocados pela avaliação de um projeto de mediação escolar ' , Revista Eixo .2238-5630As vantagens e os constrangimentos que se colocam à mediação de conflitos são apontados em várias pesquisas. Este artigo tem por finalidade divulgar a avaliação de um projeto de mediação concretizado numa escola portuguesa. Tendo por base o modelo CIPP, focalizado na tomada de decisão, procedeu-se à avaliação das principais dimensões do projeto. Neste estudo foi aplicada uma análise qualitativa, através do Software WebQDA. Apesar de a avaliação, nas dimensões selecionadas, ser positiva, são evidentes alguns constrangimentos culturais e outros que resultam da implementação do projeto num contexto escolar específico. A avaliação efetuada foi decisiva para a reformulação da estratégia adotada e a sua otimização na comunidade educativa.The advantages and constraints which conflict mediation has faced are pointed out by several studies. This article intends to disclose the evaluation of a mediation project implemented in a Portuguese school. Based on the CIPP model, focused on decision-making, we proceeded to the evaluation of the main dimensions of the project. A qualitative analysis was applied through the Software WebQDA. Although the evaluation, in the selected dimensions, is positive, some cultural constraints are evident, as well as others that result from the implementation of the project in a specific school context. The evaluation performed was decisive for the reformulation of the strategy adopted and its optimization in the educational community.application/pdfporopenAccessMEDIAÇÃO DE CONFLITOSPROGRAMAS DE INTERVENÇÃOESCOLASPORTUGALMEDIAÇÃOMEDIATIONCONFLICT MEDIATIONINTERVENTION PROGRAMSSCHOOLSPORTUGALDesafios colocados pela avaliação de um projeto de mediação escolararticle