Moyano Mangas, SegundoFryd Schapira, Paola2023Moyano Mangas, S & Fryd Schapira, P 2023, 'Transatlánticos siglo XXI : oportunidades para pensar la educación social desde una perspectiva internacional', Revista Lusófona de Educação, vol. 60, no. 60, pp. 63-76. https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle60.041645-7250Este texto, escrito em duas margens do Atlântico, pretende colocar alguns eixos de pensamento partilhado em torno das possibilidades de pensar a perspetiva internacional no campo da educação social. Para tal,estabelecem-se uma série de oportunidades a explorar: a revisão e incorporação do olhar estrangeiro nas práticase reflexões; a construção de redes não tradicionais em territórios de fronteira entre o académico e o profissional; ea exploração de vias conjuntas de trabalho dirigidas, fundamentalmente, a configurar um enquadramento comum.O ponto de partida deste exercício é a proposta, ainda numa etapa inicial, da sistematização de redes de trabalhocoletivo entre dois polos de formação, investigação e análise das práticas, situados nas cidades de Montevideu eBarcelona. O objetivo principal é construir olhares, partilhar experiências e gerar modalidades de intercâmbio queincluam perspetivas comuns, particularidades sociais e culturais e projetos de futuro em torno dos desafios atuaisda educação social, tanto em âmbitos da formação regulamentada como na habilitação de espaços de análise ereflexão das práticas socioeducativas. Para tal, o projeto «Transatlânticos do Século XXI» delineia caminhos possíveisde atuação: a criação de um arquivo comum de experiências, a revisão sistemática das redes profissionais internacionais e a implementação de conversas sincronizadas.Palavras-chave: Educação social; Prática profissional; Oportunidades; Rede internacionalThis text, written on two sides of the Atlantic, aims to place some axes of shared thinking around the possibilities of thinking about the international perspective in the field of social education. To this end, a series of opportunities are established to explore: the review and incorporation of the foreign look into practices and reflections; the construction of non-traditional networks in border territories between academic and professional; and the exploration of joint work routes aimed, fundamentally, at setting up a common framework. The starting point of this exercise is the proposal, still at an initial stage, of the systematization of collective work networks between two poles of training, research and analysis of practices, located in the cities of Montevideo and Barcelona. The main purpose is to build views, share experiences and generate modalities of exchange that include common perspectives, social and cultural particularities and future projects around the current challenges of social education, both in the areas of regulated training and in the enabling of spaces for analysis and reflection of socio-educational practices. To this end, the project «21st Century Transatlantic» outlines possible paths to take action: the creation of a common archive of experiences, the systematic review of international professional networks and the implementation of synchronized conversations. Keywords: Social education; Professional practice; Opportunities; International networkapplication/pdfspaopenAccessEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO SOCIALPRÁTICAS PROFISSIONAISEDUCATIONSOCIAL EDUCATIONPROFESSIONAL PRACTICESTransatlánticos siglo XXI : oportunidades para pensar la educación social desde una perspectiva internacionalTransatlânticos Século XXIoportunidades para pensar na educação social de uma perspetiva internacional21st Century Transatlanticsopportunities to think about social education from an international perspectivearticlehttps://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle60.04