Gadotti, Moacir2005Gadotti , M 2005 , ' Pedagogia da terra e cultura de sustentabilidade ' , Revista Lusófona de Educação .1646-401XRevista Lusófona de EducaçãoO presente artigo pretende ser um desafio à reflexão sobre os grandes problemas que se colocam aos seres humanos nas sociedades actuais. As reflexões que se fazem têm, sobretudo, um carácter antropológico e ético. Antropológico, porque se trata de promover uma nova concepção de homem que, inserido no Cosmos, se questione sobre o sentido da vida, que, por sua vez, não está separado do sentido do Planeta; ético, porque os novos princípios reguladores da actividade humana terão de se basear num novo paradigma que tenha a Terra como fundamento e centro. A mudança de paradigma terá, por certo, implicações na Educação. A Pedagogia da Terra, ou Ecopedagogia, entendida como movimento pedagógico, como abordagem curricular e como movimento social e político, representa um projecto alternativo global que tem por finalidades, por um lado, promover a aprendizagem do sentido das coisas a partir da vida quotidiana e, por outro, a promoção de um novo modelo de civilização sustentável do ponto de vista ecológico.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOPEDAGOGIACIDADANIAEDUCATIONPEDAGOGYCITIZENSHIPPedagogia da terra e cultura de sustentabilidadearticle