Rodrigues, Teresa Palma, orient.Costa, Sara Cristina Arquelino Peixoto2023-03-312023-03-312023http://hdl.handle.net/10437/13753Orientação: Teresa Palma RodriguesEsta investigação resulta do estudo empírico realizado no contexto da Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito da disciplina de Desenho A, e pretende responder às seguintes questões: Poderá uma abordagem inter-artística entre o desenho e a dança favorecer o processo de ensino e aprendizagem do desenho? Se sim, quais são os benefícios da aplicação desta abordagem? E o que significa desenhar a dança? A Unidade Didática A Figura Humana em Movimento aplicada numa turma de 10º ano pressupõe uma abordagem inter-artística entre o desenho e a dança, introdutória ao desenho da figura humana. Constatou-se através da investigação que o processo de ensino e aprendizagem do desenho é favorecido pela abordagem escolhida, esta contribui para a melhoria da eficácia técnica no desenho, para a otimização do processo criativo, para a produção de conhecimento e superação das inseguranças associadas à prática do desenho. PALAVRAS-CHAVE: Desenho; Dança; Ensino; Inter-artística, InterdisciplinaridadeThis investigation is the result of an empirical study carried out in the context of Supervised Teaching Practice, within the scope of Drawing subject, and intends to answer the following questions: Can an inter-artistic approach that integrates drawing and dance favor the teaching and learning process of drawing? If the answer is yes, what are the benefits of applying this approach? And what does it mean to draw the dance? The Didactic Unit The Human Figure in Movement applied to a 10th grade class, presupposes an interdisciplinary approach between drawing and dance, introducing the drawing of the human figure. It was found through the investigation that the teaching and learning process of drawing is favored by the chosen approach, this contributes to the improvement of technical efficiency in drawing, to the optimization of the creative process, to the production of knowledge and overcome insecurities associated with the drawing practice. KEYWORDS: Drawing; Dance; Art Education; Integrated Arts; Multi-arts; Related artsapplication/pdfporopenAccessMESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOENSINO DE ARTES VISUAISDESENHODANÇAINTERDISCIPLINARIDADEVISUAL ARTS TEACHINGDRAWINGDANCEINTERDISCIPLINARITYEnsinar artes visuais: uma abordagem inter-artística entre o desenho e a dança no ensino secundáriomasterThesis203263731