da Silva, Jeanne SousaGonçalves, MariaSanto, Esmeralda2025-04-032025-04-032024-05-21da Silva, J S, Gonçalves, M & Santo, E 2024, 'A leitura literária no livro didático : limitações e potencialidades na formação de professores', Revista Lusófona de Educação, vol. 62, no. 62, pp. 71-91. https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle62.051645-7250http://hdl.handle.net/10437/15235Publisher Copyright: © 2024, Edicoes Universitarias Lusofonas. All rights reserved.Este artigo, cujo objeto de estudo é o livro didático, tem como principal objetivo investigar a abordagem dos textos literários existentes no ‘manual do educador´ e de que forma a sua composição textual favorece a formação do leitor. Neste sentido, procedeu-se, inicialmente, à análise de elementos paratextuais, à presença dos géneros literários, às sessões de aula voltadas para a leitura e análise do texto, relacionando-as com as orientações didáticas, presentes no manual do docente. Além desses aspetos, foram abordadas algumas questões sobre o Plano Nacional de Leitura da Educação de Jovens e Adultos, o programa que viabilizou e aprovou o livro didático, objeto desta investigação, adotado em todas as escolas públicas do Brasil. Em consonância com esses paradigmas, analisou-se o livro didático na perspetiva da Teoria da Receção (Jauss, 2004), visando verificar o lugar do leitor nas atividades de leitura literária propostas. A opção metodológica foi a pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, cujo percurso destaca a conceção de “Literatura” presente no livro didático e o processo de constituição do texto literário a partir da noção rececional, na qual o leitor deve ser considerado o elemento primordial. Este estudo permitiu-nos concluir que o “manual do educador´ é uma ferramenta importante na formação de professores e que os textos literários, contidos no livro didático, promovem a criação de hábitos de leitura e a formação de leitores aptos a experienciarem o prazer estético e artístico da obra literária.The main aim of this article, whose object of study is the textbook, is to investigate the approach to literary texts in the ‘educator’s manual’ and how its textual composition favours the formation of the reader. To this end, we initially analysed the paratextual elements, the presence of literary genres, the class sessions aimed at reading and analysing the text, relating them to the teaching guidelines in the teacher’s manual. In addition to these aspects, some questions were raised about the National Reading Plan for Youth and Adult Education, the programme that enabled and approved the textbook, the subject of this research, which is adopted in all public schools in Brazil. In line with these paradigms, the textbook was analysed from the perspective of Reception Theory (Jauss, 2004), with the aim of verifying the place of the reader in the proposed literary reading activities. The methodological option was qualitative, exploratory research, which highlights the concept of “Literature” present in the textbook and the process of constitution of the literary text based on the notion of reception, in which the reader must be considered the primary element. This study has allowed us to conclude that the “educator’s manual” is an important tool in teacher training and that the literary texts contained in the textbook promote the creation of reading habits and the formation of readers who are able to experience the aesthetic and artistic pleasure of literary works.poropenAccessEDUCAÇÃOLEITURAHÁBITOS DE LEITURAEDUCATIONREADINGREADING HABITSRevista Lusófona de Educação n 62 (2024)A leitura literária no livro didático : limitações e potencialidades na formação de professoresLiterary reading in textbookslimitations and potential in teacher trainingarticlehttps://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle62.05http://www.scopus.com/inward/record.url?scp=85195124927&partnerID=8YFLogxK