Silva, Ana Paula Lopes da, orient.Meireles, Maria José da Silva Rosa Baptista2016-08-252016-08-252014http://hdl.handle.net/10437/7184Orientação: Ana Paula Silva ; co-rientação: Carlos Fernandes MaiaA especificidade da função educativa assenta em diversos parâmetros de análise e implica duas consequências essenciais na profissão e na vida de quem se dedica ao ensino: não se pode ser só docente; e mesmo deixando a profissão, ninguém deixa de ser educador. Por isso, será legítimo que a sociedade peça ao professor aposentado que continue a apoiar no ensino e na educação; e será legítimo ao professor aspirar a que a escola lhe facilite poder dedicar aos alunos e aos colegas um legado de saber profissional e de maturidade afetiva cuja falta se torna cada vez mais premente na escola contemporânea. A reflexão autobiográfica do percurso profissional da autora conduziu-a à relevância de uma análise de enquadramento voluntário dos professores aposentados no contexto de uma escola massificada e com docentes assoberbados de tarefas muitas vezes sem finalidade educativa. Os fundamentos teóricos da supervisão e da liderança, bem como a contextualização numa escola e numa sociedade aprendentes e ainda as questões da legitimidade da educação ou dos parâmetros de sucesso escolar e de sucesso pessoal e social permitem dar suporte a uma convicção sobre a necessidade e legitimidade do apoio prestado pelos professores aposentados, dentro de parâmetros que a legislação portuguesa já prevê. O projeto apresentado orienta-se para a implementação progressiva dessa participação voluntária de professores aposentados, partindo do lema partilhado por muitos professores cuja disponibilidade já foi auscultada e positivamente manifestada: o docente pode ser aposentado; mas educador é-se sempre.The specificity of the educational function is based on different parameters of analysis and involves two main consequences in the profession and in the lives of those who devote themselves to teaching: you can not only be teaching , and even leaving the profession, no one ceases to be an educator. Therefore, it is legitimate to ask to the retired teacher to continues to support the teaching and education, and the teacher will be legitimate to aspire to the school facilitates and to devote to students and colleagues a legacy of professional knowledge and emotional maturity whose absence becomes increasingly urgent in contemporary school. The autobiographical reflection of the author's career path led her to the relevance of an analysis of voluntary guidelines on retired teachers in the context of a mass school and teachers overwhelmed with tasks often without educational purpose. The theoretical foundations of supervision and leadership , as well as the context in school and in society and learners still questions the legitimacy of education or the parameters of school success and social success. It supports a conviction of the necessity and legitimacy of support provided by retired teachers, within parameters that Portuguese law already provides. The project presented is geared towards the progressive implementation of this voluntary participation of retired teachers, based on the motto shared by many teachers whose availability has been auscultated and positively manifested : the teacher may be retired , but it is always an educator.application/pdfporclosedAccessMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORESEDUCAÇÃOPROFESSORESREFORMASUPERVISÃO PEDAGÓGICASUCESSO ESCOLAREDUCATIONTEACHERSRETIREMENTPEDAGOGICAL SUPERVISIONSCHOOL SUCCESSA dimensão colaborativa do professor aposentado na promoção do sucesso escolar: ser professor para sempremasterThesis201276607