Soto, Moana Campos2014-01-222014-01-2220111646-3714http://hdl.handle.net/10437/4529Cadernos de SociomuseologiaDiante dos avanços da Nova Museologia, as propostas educativas no âmbito dos museus também precisam ser renovadas. O conceito de Ecomuseu nos remete ao trabalho do educador Celestín Freinet, que ao fazer educação através de quatro eixos fundamentais – cooperação, afectividade, comunicação e registro – trabalha os principais aspectos do fazer museológico na relação museu e sociedade. Assim, o presente trabalho pretende discutir a aplicabilidade da Pedagogia Freinet na realidade dos Ecomuseus e, no futuro, construir uma metodologia de trabalho efectiva voltada para a formação de cidadãos comprometidos com a preservação da memória e do património comunitário.Given the advances of the New Museology, the educational proposals in the context of museums also need to be renewed. The concept of Ecomuseum remind us to the work of the educator Celestín Freinet, that by doing education through four fundamental pillars – cooperation, affection, communication and record – the main aspects of the museum work done in relation museum and society. This paper aims to discuss the applicability of the Freinet´s pedagogy at ecomuseums and in the future, build an effective method of working toward the formation of citizens committed to preserving memory and community heritage.application/pdfporopenAccessMUSEOLOGIAMUSEUSECOMUSEUSEDUCAÇÃO POPULARMUSEOLOGYMUSEUMSECOMUSEUMSPOPULAR EDUCATIONPara um museu do povo: a pedagogia Freinet aplicada em ecomuseusarticle