Pina, António José da Silva2012-03-192012-03-192010-07http://hdl.handle.net/10437/1879O enoturismo, nas principais regiões vitivinícolas mundiais, é um produto turístico em franca expansão apresentando elevadas taxas de crescimento anual. A literatura existente sobre esta temática identifica as motivações e as razões do crescimento da procura numa actividade em os investimentos são elevados e na maioria dos casos totalmente privados. Portugal tem potencial no enoturismo, comparável à França e aos Estados Unidos da América, ainda está longe do patamar já alcançado pelas principais regiões vitivinícolas mundiais. Face às tendências actuais muito terá que ser feito em planeamento e organização da actividade de modo a construir uma oferta turística integrada compósita e sustentável. O presente artigo visa contribuir para o debate sobre as melhorias a introduzir no enoturismo em Portugal.application/pdfporopenAccessTURISMOENOTURISMOMARKETING TURÍSTICOTURISMOS DE NICHODESENVOLVIMENTO TURÍSTICOESTUDOS DE CASOENOLOGIAPORTUGALPORTUGALTOURISMOENOTURISMETOURISM MARKETINGNICHE TOURISMTOURISM DEVELOPMENTOENOLOGYCASE STUDIESEstratégias de marketing para o enoturismo portuguêsarticle