Hernández Díaz, José María2020Hernández Díaz , J M 2020 , ' Portugal en la fiesta de la ciencia de la universidad en España ' , Revista Lusófona de Educação .1646-401XRevista Lusófona de EducaçãoA educação sempre desempenhou um papel decisivo na construção de identidades pessoais e coletivas, como, por exemple, o ser português ou o ser espanhol, e na construção de imaginários do outro, que é considerado um adversário, um inimigo e para quem há fronteiras físicas ou imaginárias. As relações históricas entre Portugal e Espanha, que no passado secular foram conflituosas, exigiam uma legitimação educacional da escola, do ambiente familiar ou dos espaços de sociabilidade. Também de um lugar tão simbólico e solene como o auditório da universidade na celebração anual da chamada Festa da Ciência, os imaginários são alimentados ou eliminados, neste caso de Espanha para Portugal. Fazendo hermenêutica das conferências inaugurais do ano académico em estudo, seis das quais proferidas em universidades espanholas de um total de 2165 unidades diferentes, de 1939 a 2019, notamos uma evolução explícita deste imaginário para Portugal. O nosso estudo confirma a evolução produzida nos discursos inaugurais, passando de posições de reserva distanciada para uma colaboração ibérica leal, respeitando os direitos e a idiossincrasia próprios. Esta mudança de orientação teve lugar desde a incorporação simultânea de Espanha e Portugal na União Europeia em 1986. Palavras-chave: Portugal; España; festa da ciência; universidade; hermenêuticaEducation has always played a decisive role in the construction of personal and collective identities, such as being Portuguese or being Spanish, and in the construction of the imaginaries of the other, who is considered an adversary, enemy and for which physical or imagined boundaries are established. The historical relations between Portugal and Spain, which in the secular past were conflictive, required an educational legitimation from the school, from the family or from the spaces of sociability. Also from a place as symbolic and solemn as the university paraninfo in the annual celebration of the so-called Science Festival they feed or eliminate imaginaries, in this case from Spain to Portugal. Making hermeneutics of the opening lessons of the academic year being studied, six of those pronounced in the Spanish universities of a total of 2165 different units, from 1939 to 2019, note an explicit evolution of this imaginary towards Portugal. Our study confirms the evolution produced in the inaugural lessons, going from positions of distanced reserve to a loyal Iberian collaboration respecting the rights and own idiosyncrasies. This shift has occurred since the simultaneous accession of Spain and Portugal to the European Union in 1986. Key words: Portugal; Spain; science festival; university; hermeneuticsapplication/pdfspaopenAccessEDUCAÇÃOENSINO SUPERIORHISTÓRIA DO ENSINO SUPERIORRELAÇÕES PORTUGAL-ESPANHAEDUCATIONHIGHER EDUCATIONHISTORY OF HIGHER EDUCATIONPORTUGAL-SPAIN RELATIONSPortugal en la fiesta de la ciencia de la universidad en Españaarticle