Pinto, Paulo Mendes, orient.Oliveira, Rosely Pereira pontes de2013-12-182013-12-182012http://hdl.handle.net/10437/4384Orientação: Paulo Mendes Pinto ; co-orientação: Inácio Reinaldo StriederEm início do século XX, no ano de 1905, no momento que se afigurou promissor, foi fundado o Colégio Americano Batista-C.A.B. Já predominava no Brasil o ensino religioso ministrado pelos Jesuítas vindos de Portugal. Fora um trabalho evangelístico-educacional, numa concepção de reeligere, numa cosmovisão unirreligiosa. Os conteúdos dessa disciplina ficavam sob a responsabilidade da igreja, visto ser ela considerada à única com habilidades plausíveis. José Eduardo Franco, (2006, p.311), em seu artigo O mito dos Jesuítas em Portugal - século XVI-XX menciona que “Portugal não teve, no seu território, nenhuma origem religiosa que tivesse obtido em tão elevado grau, o prestígio e o renome, que a partir de 1540, os Jesuítas conquistaram. Mas também nenhuma outra instituição religiosa foi julgada de forma tão dupla contraditória”. A despeito das possíveis qualidades do trabalho efetuado pelos Jesuítas, ou porventura, o aflorar de suas limitações, não é o que neste trabalho de pesquisa pretendemos analisar particularmente. Propomos investigar como o ensino religioso protestante tem influenciado a educação do Colégio Americano Batista desde as suas origens à atualidade sem excluir a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-9.394/96 e com a estrutura do ensino religioso mediante a produção dos Parâmetros Curriculares Nacionais-PCNs. Utilizamos como material empírico os depoimentos de docentes, discentes, e de toda a equipe técnica e pedagógica desta instituição. Pretendemos com tal metodologia assegurar a dimensão da influência do Ensino Religioso na educação como agente transformador na sociedade. Compreendemos a relevância desta pesquisa, à medida que observamos a interação do diálogo interreligioso e o avanço obtido quanto à concepção catequética numa passagem para uma nova concepção de ensino religioso, na concepção do sentido para a vida.In the early twentieth century, in 1905, when it seemed promising, was founded the Colégio Americano Batista - CAB. In Brazil has prevailed in religious education taught by the Jesuits from Portugal. Outside an evangelistic and educational work, a concept of reeligere, unirreligiosa worldview. The contents of this discipline were under the responsibility of the church, as it is considered the only plausible with skills. José Eduardo Franco (2006, p.311), in his article O mito dos Jesuítas em Portugal - século XVI-XX mentions that "Portugal didn’t have in its territory, and no religious background who had achieved at such a high degree, the prestige and reputation, that from 1540, Jesuits won. But no other religious institution was deemed so contradictory double. "Despite the possible qualities of the work done by the Jesuits, or perhaps the flourishing of its limitations, is not what this research work we intend to analyze in detail. We propose to investigate how teaching influences the Protestant religious education of the Colégio Americano Batista today without deleting the promulgation of the Law of Directives and Bases of Education National - 9.394/96 and the structure of religious education through the production of the National Curriculum parameter - PCNs. We use as empirical testimony from teachers, students, and all the technical and pedagogical staff of this institution. We intend to ensure that such methodology influences the size of the teaching of religion in education as a transformative agent in society. We understand the importance of this research, as we observe the interaction of interreligious dialogue and the progress made on the design catechetical a passage to a new conception of religious education.application/pdfporopenAccessRELIGIÃOENSINO RELIGIOSOEDUCAÇÃOPROTESTANTISMORELIGIONRELIGIOUS EDUCATIONEDUCATIONPROTESTANTISMMESTRADO EM CIÊNCIA DAS RELIGIÕESA influência do protestantismo na educação do colégio Americano Batista em PernambucomasterThesis