Pereira, Fernando Oliveira2015-06-302015-06-3020112182-1534http://hdl.handle.net/10437/6374No estudo da violência, em geral, e da violência escolar, em particular, têm sido predominantes as perspectivas da epidemiologia e da fenomenologia sociais. O presente artigo dá maior ênfase à perspetiva psicológica, estrutural e funcional, dos comportamentos de violência. Após breve exposição histórica das abordagens à violência são especificados os princípios e os critérios utilizados na avaliação e no diagnóstico, geral e diferencial, da violência. De seguida são caraterizados as modalidades, as formas instrumentais, a natureza dos canais de execução e materialização, as motivações e as causas prováveis da violência escolar entre pares, também conhecida por bullying. O artigo expõe os dados sobre a incidência dos tipos de agressão mais praticados na escola, revelando em que género e faixas etárias são mais requentes, e os locais onde ocorrem com mais frequência os atos de violência entre pares.Os atores envolvidos nos atos de agressão e violência – os agressores, as vítimas e os espetadores – são descritos e caraterizados. Finalmente são apresentados modelos psicológicos explicativos da formação, desenvolvimento e estrutura da violência, em especial da violência juvenil entre pares na escola.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOEDUCATIONVIOLÊNCIAVIOLENCEVIOLÊNCIA ESCOLARSCHOOL VIOLENCEBULLYINGSOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃOSOCIOLOGY OF EDUCATIONPSICOLOGIA COMPORTAMENTALBEHAVIOUR PSYCHOLOGYEspecificidades psicológicas e comportamentais da violência, em particular entre pares na escola : bullyingarticle