Rodrigues, Manuel Alberto2015-06-302015-06-3020112182-1534http://hdl.handle.net/10437/6375Pretende-se fundamentar a importância da geografia social urbana na composição curricular das licenciaturas em educação social, ao mesmo tempo que se sugerem temas passíveis de serem estudados. As cidades são os espaços geográficos onde vive a maior parte da população e onde o fenómeno da ecologia urbana se faz sentir com mais incidência. Os educadores sociais intervêm sobretudo nas grandes cidades, lugares onde se manifestam os maiores e mais graves problemas consequentes de desajustamentos e de exclusão. A estrutura habitacional das cidades, a propriedade do solo urbano, as exclusões e a imigração, conduzem, necessariamente, a segregações e a agregações, em função do status sociais, refletindo-se em qualidades de vida diferenciadas. O conhecimento dos fenómenos estudados na geografia social urbana pelo educador social, contribui para a concretização de projetos de intervenção social mais adequados e ajustados às diferentes realidades e fenómenos urbanos sintetizados através de blocos temáticos.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOEDUCATIONENSINO SUPERIORHIGHER EDUCATIONEDUCAÇÃO SOCIALSOCIAL EDUCATIONGEOGRAFIA SOCIALSOCIAL GEOGRAPHYGEOGRAFIA URBANAURBAN GEOGRAPHYA geografia social urbana na licenciatura em educação socialarticle