Ferraro, José Luís2023-04-132023-04-1320231646-3714http://hdl.handle.net/10437/13802Cadernos de sociomuseologiaO presente artigo tem como objetivo promover a discussão em torno da dimensão ético-estética no interior da ciência a partir dos museus de ciências. Trata-se de uma tentativa de aproximação entre o campo científico e a esfera do sensível, observando a importância da experiência estética na ciência. A estetização da ciência trata de sua necessária sensibilização considerando a prevalência discursiva de seu paradigma moderno; afastando a subjetividade e permanecendo arraigada ao mito da neutralidade. Neste trabalho exploramos a importância da experiência do fora, da postura nomádica e do ritornelo na produção de constantes movimentos de (des)territorialização em uma tentativa de desprendimento de uma concepção de ciência tão somente normativa, para a produção de percepções em torno da possibilidade de uma ciência ética. Para tanto, os museus de ciências como ferramenta pedagógica servem como mote na condução desta problematização. Palavras-chave: museus de ciências; ética; estética; educação.application/pdfporopenAccessMUSEOLOGIAMUSEOLOGYSOCIOMUSEOLOGIASOCIOMUSEOLOGYÉTICAETHICSMUSEOGRAFIAMUSEOGRAPHYESTÉTICAAESTHETICSEDUCAÇÃOEDUCATIONMUSEUSMUSEUMSBRASILBRAZILA ético-estética da experiência musealarticle