Mariano, André Luiz Sena2013-11-172013-11-1720071646-1630http://hdl.handle.net/10437/4156Revista Lusófona de Ciência das ReligiõesCom o objetivo de trazer mais reflexões que respostas e assumindo as relações entre religião, cultura e educação, o presente texto defende a educação como uma prática cultural e a cultura como prática essencialmente humana. Defende, ainda, que não faz sentido falar na definição do ensino religioso como um componente curricular – discutindo aspectos tais como o que, como, para que e para quem ensinar – se esta não for acompanhada de reflexões sobre a formação inicial de professores, tanto no âmbito inicial, quanto no continuado.Aiming at raising more questions than answers and taking into account the relationship among religion, culture and education, this paper defends education as a cultural practice and culture as an essentially human practice. It also argues that there is no sense in defining religious teaching as a curriculum component - discussing aspects like how, why and who to teach - if reflections about teacher education, in both initial and continuing scope, are not considered.application/pdfporopenAccessRELIGIÃORELIGIONEDUCAÇÃO RELIGIOSAFORMAÇÃO DE PROFESSORESRELIGIOUS EDUCATIONTEACHERS EDUCATIONAnotações sobre religião e formação de professoresarticle