Santos, Maria Célia Teixeira Moura2013-06-052013-06-051994972-8296-34-7http://hdl.handle.net/10437/3524Cadernos de SociomuseologiaFoi com grande satisfação que tomei conhecimento do tema a mim confiado, neste FORUM NORDESTINO DE MUSEUS - IV ENCONTRO, causando-me até uma certa surpresa, devido às poucas oportunidades que temos tido de discutir, da forma mais abrangente e integrante, o trabalho técnico que vem sendo desenvolvido nos museus. Para o profissional que vem se dedicando às ações educativas dos museus, como é meu caso, é pouco comum ser chamado para discutir e analisar as correlações existentes entre as suas ações e as demais desenvolvidas nos diversos setores técnicos do museu. Esta é a primeira vez que recebo um convite desse teor e o considerei um avanço, pois a meu ver, as ações do museu devem ser desenvolvidas de forma integrada, visando a atingir os objetivos mais amplos da instituição, de acordo com as suas características e a realidade à qual está destinado. Falar da relação entre documentação, educação e cidadania, é abordar uma rede de questões, uma malha bastante complexa, da qual, nesse momento, tentaremos puxar alguns fios necessários à compreensão do funcionamento do museu como um todo e, sobretudo, aos objetivos dessa instituição.application/pdfporopenAccessMUSEOLOGIAMUSEUSDOCUMENTAÇÃO MUSEOLÓGICAEDUCAÇÃO CÍVICABRASILMUSEOLOGYMUSEUMSDOCUMENTATION OF MUSEUM COLLECTIONSCIVIC EDUCATIONBRAZILCIDADANIACITIZENSHIPDocumentação museológica, educação e cidadaniaarticle