Marivoet, Maria Salomé Fernandes Martins, orient.Henrique, Patrícia Alexandra Louro2019-01-092019-01-092018http://hdl.handle.net/10437/9305Orientação: Maria Salomé Fernandes Martins MarivoetEste relatório de estágio, desenvolvido como requisito final para a obtenção do grau de mestre em Sociologia do Desporto, Organização e Desenvolvimento, tem como principal objetivo o aprofundamento do tema “Futebol e Responsabilidade Social”. O trabalho realizado resulta de um período de estágio no departamento de Futebol e Responsabilidade Social da UEFA, localizado em Nyon, na Suíça, e culminou na elaboração de um artigo científico, designado “Futebol e Responsabilidade Social – O Caso da Estratégia da UEFA". O artigo focaliza-se em saber em que medida é que a responsabilidade social é uma prioridade da UEFA, tendo como fonte o relatório de Futebol e Responsabilidade Social da UEFA relativo ao ano de 2014/2015. Foi definido como objeto de estudo que a organização aborda, de forma significativa, nas suas estratégias, os principais problemas sociais no contexto desportivo internacional, estabelecendo ações, parcerias e meios de veiculação com impactos consideráveis ao nível da população alvo. Foram, assim, formuladas quatro questões de investigação, analisadas através do Modelo de Análise Desagregado. As conclusões deste artigo pretendem dar a conhecer a abordagem da UEFA à responsabilidade social, fornecendo evidências sobre as iniciativas desenvolvidas, parcerias e impactos, de modo a sensibilizar as organizações e instituições desportivas a integrarem os princípios da RSE na sua gestão.This internship report, developed as a final requirement to obtain a master's degree in Sociology of Sport, Organization and Development, has as main objective the deepening of the theme "Football and Social Responsibility". The work is the result of a traineeship at UEFA's Football and Social Responsibility department, located in Nyon, Switzerland, and culminated in the drafting of a scientific article entitled "Football and Social Responsibility - The Case UEFA’s Strategy". The article focuses on whether to what extent social responsibility is a UEFA priority, as exemplified by the UEFA Football and Social Responsibility report for the year 2014/2015. It was defined as the object of study that the organization significantly addresses, in its strategies, the main social problems in the international sporting context, establishing actions, partnerships and means of dissemination with considerable impacts on the target population. Thus, four research questions were formulated and analyzed through the Disaggregated Analysis Model. The conclusions of this article are intended to highlight UEFA's approach to social responsibility by providing evidences of the initiatives, partnerships and impacts, to raise awareness among sports organizations and institutions for CSR principles in their management.application/pdfporopenAccessMESTRADO EM SOCIOLOGIA DO DESPORTO, ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTOEDUCAÇÃO FÍSICADESPORTOFUTEBOLRESPONSABILIDADE SOCIALESTUDOS DE CASOGESTÃO DE EMPRESASPHYSICAL EDUCATIONSPORTFOOTBALLSOCIAL RESPONSIBILITYCASE STUDIESBUSINESS MANAGEMENTFutebol e responsabilidade social : o caso da estratégia da UEFAmasterThesis201982153