Serrano, Jorge Manuel de Melo, orient.Canastra, Maria Gabriela Fadário de Carvalho2018-03-022018-03-022011http://hdl.handle.net/10437/8569Orientação: Jorge Manuel Melo SerranoO presente estudo procura realizar uma aproximação aos sentidos de que se revestem as representações sociais de um grupo de actores em torno do conceito de transição, no quadro das necessidades educativas especiais. Partindo da problematização deste conceito, privilegia-se a convocação de uma perspectiva multidimensional, de modo a superar algumas das visões redutoras que tendem a configurar, em muitos casos, os discursos dos profissionais de educação. O principal propósito desta investigação foi procurar compreender, analisar e interpretar o significado das percepções dos principais implicados no acompanhamento dos processos de transição para a vida pós-escolar de alunos com necessidades educativas especiais. A opção metodológica que melhor se ajustou a esta problemática inscreve-se no âmbito do enfoque interpretativo, na modalidade de estudo de caso múltiplo. Após a recolha, análise e interpretação dos dados empíricos, salientam-se alguns dos resultados produzidos: (a) importa repensar o conceito de deficiência, procurando, sobretudo, apostar na criação de condições organizacionais, pedagógicas e comunitárias no sentido de se prestar um serviço educativo de qualidade, no quadro do dispositivo de acompanhamento dos processos de transição para a vida pós-escolar; (b) torna-se necessário investir numa postura profissional mais reflexiva, a partir de dinâmicas de autoformação em contexto; (c) sugere-se o reforço de estratégias de trabalho numa lógica de rede, de modo a reequacionar o papel da comunidade educativa, perspectivando-a como actor-chave no acompanhamento dos processos de transição para a vida pós-escolar; (d) sublinha-se a importância do sentimento de autodeterminação dos alunos com necessidades educativas especiais, como um dos factores decisivos no desenvolvimento dos seus processos de transição para a vida adulta.This study seeks to accomplish an approach to the different meanings which the social representations of a group of /agents are part bearing in mind the concept of transition to life after school, within the framework of special educational needs. When questioning this concept, emphasis is placed on a multidimensional perspective so as to overcome some of the reductive insights / views circulating in terms of professional discourses. The purpose of this investigation was, therefore, to analyze in depth the perceptions of the main agents/actors involved in monitoring the transition processes into adulthood that are under this study. The methodological choice that best fitted this problem falls within the scope of an interpretive approach as a multiple case study. After the collection, analysis and interpretation of the empirical data, we highlight some of the results produced: a) it is important to rethink the concept of disability, seeking and enhancing, above all, on creating organizational, educational and community conditions in order to provide the quality of the educational services; (b) there is a necessity to invest in a more reflexive professional attitude having specially a self training / formation context in view; (c) reinforce the strategy of networking in order to rethink the role of the educational community, viewing it as a key player in the monitoring of processes of transition to adulthood; d) emphasize the feeling of self-determination as a decisive factor in the successful development of the transition processes focused.application/pdfporopenAccessDOUTORAMENTO EM EDUCAÇÃOEDUCAÇÃONECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISAUTODETERMINAÇÃOGESTÃO PARTICIPATIVAAUTOFORMAÇÃOESTUDOS DE CASOEDUCATIONSPECIAL EDUCATIONAL NEEDSSELF-DETERMINATIONPARTICIPATIVE MANAGEMENTSELF-STUDYCASE STUDIESTransição para a vida pós-escolar de alunos com necessidades educativas especiais: percepções dos actores - Estudo de caso múltiplodoctoralThesis