Santos Cade, Marcia Brandão2015Santos Cade , M B 2015 , ' Material Didáctico de Matemática en la Educación de Jóvenes y Adultos : desafíos, perspectivas ' , Revista Lusófona de Educação .1646-401XRevista Lusófona de EducaçãoEste artigo apresenta uma análise do material didático de matemática elaborado pelo Grupo de Estudo de Educação Matemática (GEMP) para o Programa de Integração da Educação Profissional Técnica ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Campus de Vitória, Brasil. O objetivo do estudo é analisar o impacto que o material didático de matemática produz nos alunos do PROEJA, bem como, identificar as potencialidades e os aspectos deficitários conseguidos com sua aplicação no programa. Para tal análise, realiza-se um estudo avaliativo, tomando como referência o modelo CIPP de avaliação proposto por Stufflebeam e Skhinfield que inclui quatro níveis de análise: Contexto, Insumos, Processo e Produto. A coleta de dados foi através de um questionário fechado e aberto destinado aos alunos e professores e uma entrevista para a equipe que coordena o programa. A abordagem da investigação deste estudo é de corte qualitativo. Os resultados obtidos se apresentam em três partes complementares: a percepção dos alunos, a percepção dos professores e a percepção dos coordenadores. A seguir, se realiza uma síntese com os dados mais significativos segundo as diferentes percepções. Finalmente, se estabelece um conjunto de indicações do impacto positivo e negativo que emerge da análise.This article presents an analysis of Mathematics teaching materials produced by the Mathematics Education Study Group at the PROEJA – The National Program for Integration of Professional Education with Basic Education in the form of Youths and Adults at the Federal Institute of the state of Espirito Santo (IFES), Vitoria, Brazil. The purpose of the study is to analyze of the impact of the materials on PROEJA students and to identify its potentialities and limits within in the program. In order to carry on the analysis, an evaluative research has been conducted under the Stufflebeam and Skhinfield CIPP evaluation model as a reference. The model includes four analysis levels: Context, Input, Process and Product. Data collection was done through running closed and open questionnaires with students and teachers, and interviews with the program coordination staff. The study presents qualitative-type research. The results are presented in three complementary parts: students perception, teachers perceptions, and coordinators perceptions. Following, there is a synthesis of the most relevant data according to the different perceptions. Finally, we establish a set of the emerging positive and negative impacts from the analysis.application/pdfspaopenAccessEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO DE JOVENSEDUCAÇÃO DE ADULTOSENSINO DA MATEMÁTICAINCLUSÃO ESCOLARMODELOS DE AVALIAÇÃOBRASILEDUCATIONYOUTH EDUCATIONADULT EDUCATIONMATHEMATICS TEACHINGSCHOOL INCLUSIONEVALUATION MODELSBRAZILMaterial Didáctico de Matemática en la Educación de Jóvenes y Adultos : desafíos, perspectivasarticle