Machado, Aline Oliveira, orient.Lima, Maria do Socorro Moreira de2015-07-082015-07-082014http://hdl.handle.net/10437/6575Orientação: Aline Oliveira Machado ; co-orientação: Maria Odete Emygdio da Silva Esta pesquisa tem como objetivo identificar quais são as Representações Sociais elaboradas pelos docentes frente aos alunos com paralisia cerebral e como essas refletem no processo de inclusão. As Representações Sociais que o professor constrói sobre o aluno com paralisia cerebral se tornam importantes para a pesquisa, pois vão indicar as influências deste olhar sobre o desenvolvimento e reconhecimento das potencialidades do aluno com paralisia cerebral incluído na sala de aula regular. Como instrumentos e técnicas foram utilizados: questionário semiestruturado e a entrevista em profundidade, os dados coletados em duas etapas foram processados e analisados pela técnica de análise de conteúdo temática e ancorados na Teoria das Representações Sociais. Os resultados refletem a desinformação sobre a paralisia cerebral, desconhecimento sobre a lei que garante o atendimento do aluno com paralisia cerebral em sala de aula e uma visão de um processo inclusivo considerado difícil de acontecer, com barreiras e discriminações. Evidenciam e reconhecem a importância da acessibilidade que favoreceria também a inclusão de todos os alunos com deficiência física na escola. A expectativa é que os resultados deste estudo possam oferecer dados para o desenvolvimento de novas pesquisas que venham a proporcionar reflexões e maiores discussões sobre a temática.This research has the goal to identify the Social Representations elaborated by teachers towards the students with brain paralysis and how they reflect in the inclusion process. The Social Representations those the teacher buildson students with brain paralysis become important for the research because they will indicate the influences of this lookon the development and recognition of the potential of students with brain paralysis included in the regular classroom. The instruments and technics used were: semi-organized questionnaire and the deep interview, the data was collected in two stages and was processed and analyzed by the Content Analysis, anchored in the Social Representation Theory. The results still reflect mis information about brain paralysis, unknowing about the law that make sure the reception of the student with brain paralysis in the classroom and a vision of an inclusive process considered hard to happen with barriers and discriminations. It shows and recognizes the importance of accessibility that would also support the inclusion of all students with physical disabilities in the school. It is expected that the results of this research will provide information for new researches that can bring reflections and more debates about the theme.application/pdfporopenAccessMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOPARALISIA CEREBRALREPRESENTAÇÕES SOCIAISRELAÇÃO PROFESSOR-ALUNOINCLUSÃO ESCOLAREDUCATIONCEREBRAL PALSYSOCIAL REPRESENTATIONSTEACHER-STUDENT RELATIONSHIPSCHOOL INCLUSIONA construção da imagem do aluno com paralisia cerebral pelo professor: impactos da representação social no processo de inclusãomasterThesis