Nunes, MíriamAndrade, Joana de Jesus2016Nunes, M & Andrade, J D J 2016, 'O etnos da escola como objeto de investigação : considerações sobre pesquisa e a etnografia educacional no Brasil', Revista Lusófona de Educação.1646-401XRevista Lusófona de EducaçãoO presente trabalho, enquanto um ensaio reflexivo e teórico, faz um resgate histórico da pesquisa educacional no Brasil, discorrendo acerca de suas principais temáticas e métodos e discorrendo mais detidamente sobre a etnografia educacional. Traz ainda um pequeno compilado de ideias de autores que analisam criticamente as pesquisas já produzidas, apontando falhas e fazendo novas proposições. A pesquisa educacional no Brasil ganhou destaque a partir das décadas de 1930 e 1960 com a criação de instituições especializadas e cursos de pós-graduação. E, após a década de 1970, as pesquisas qualitativas se tornaram populares e o método etnográfico passou a ser amplamente empregado. A modalidade etnográfica prevê um lugar de destaque para o pesquisador considerando que este é o ator que fala acerca do outro, dos hábitos e da cultura de um outro contexto. Esse lugar “externo” para falar “do interno” é problematizado considerando que as compreensões e as publicações dessa modalidade conferem identidades ao professor, ao aluno e à escola. Refazer o trajeto histórico, analisando-o criticamente, parece ser tarefa primordial aos jovens pesquisadores que desejam qualificar o trabalho de investigação do contexto escolar. Em termos conclusivos espera-se que este exercício possa contribuir para a formação do novo pesquisador que reconhece na complexidade do contexto educacional e na função do pesquisador etnográfico, contextos privilegiados de compreensão da cultura.This work, while being one reflexive and theoretical assay, rescues historically the educational research in Brazil, talking about its principal subjects and methods and closer about its educational ethnography. Along with that, it brings a small compiled of authors’ ideas who critically analyze researches which have been already produced. These authors point out problems and make new propositions about what is analyzed. The educational research in Brazil got featured on the 30’s and 60’s when specialized institutions and post graduation courses were created. After the 70’s, the qualitative researches became popular and the ethnographic method became widely used. The ethnographic modality gives an important place to the researcher considering that he/she is the actor who describes the other likewise habits and culture of another context. This “external” place which describes the “internal” is questioned considering that this kind of comprehensions and researches gives one identity to teachers, students and school. Remaking the historical path analyzing it critically seems to be a primordial task to young researches who want to improve their investigational work about schools. To sum up, this exercise is expected to contribute positively to this new researcher knowledge and to make him/ her recognizes the educational context complexity and the ethnographic researcher function on privileged contexts of culture comprehension.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOMETODOLOGIAS DE INVESTIGAÇÃOBRASILETNOGRAFIACULTURAEDUCATIONRESEARCH METHODOLOGIESBRAZILETHNOGRAPHYCULTUREO etnos da escola como objeto de investigação : considerações sobre pesquisa e a etnografia educacional no Brasilarticlehttps://www.scopus.com/pages/publications/85006791140