Rodrigues, Marcel HenriqueGroppo, Luís António2014-07-032014-07-0320131646-1630http://hdl.handle.net/10437/5160Revista Lusófona de Ciência das ReligiõesO artigo analisa o debate ciência e religião no interior da psicanálise, destacando algumas obras de Freud e Jung, grandes clássicos do pensamento psicanalítico. A investigação que deu origem ao texto tinha como objetivo o estudo da história deste debate no início da psicanálise, ponderando sobre as teorias dos dois citados estudiosos. A pesquisa se fundamentou em um levantamento bibliográfico das obras de Freud e Jung, bem como de comentadores, como Peter Gay e Michael Palmer. Destaca-se a relação entre a concepção sobre a religião de cada autor, Freud e Jung, com suas histórias de vida e experiências na comunidade científica anteriores à psicanálise. Freud, apesar de sua família, que cultivava algumas tradições culturais judaicas, trouxe à psicanálise sua formação universitária em tempos de cientificismo avesso à religião. Jung, cujo pai era pastor protestante, foi muito marcado por experiências algo místicas de alguns de seus pacientes. A teoria do Complexo de édipo de Freud explica sua concepção de religião como momento menor da humanização, como expõe em«totem e tabu». Jung constrói sua teoria da individuação e do inconsciente coletivo,considerando a religiosidade e seu simbolismo como possíveis caminhos para a evolução dos sujeitos.The articleexaminesthescience and religion debate within Psychoanalysis, highlighting some of Freud’s and Jung’s works – great classics of psychoanalytic thought. The research which led to the text was intended to study the history of this debate in the early days of psychoanalysis, considering theories of both authors. The research was based on a literature review of Freud’s and Jung’s works, as well as commentators such as Peter Gay and michael Palmer. We highlight the relationship between the concept of religion for each author, with their life background and experiences in the scientific community prior to psychoanalysis. Freud, despite his family, who farmed some Jewish cultural traditions, brought to psychoanalysis his university education in times of positive science averse to religion. Jung, whose father was a Protestant pastor, was deeply marked by somewhat mystical experiences of some of his patients. Freud’s theory of the oedipus complex explains his conception of religion as a minor moment of humanization, as exhibited in Totem and Taboo. Jung builds his theory of Individuation and collective unconscious, considering the religiosity and its symbolism as possible paths for the evolution of subjects.application/pdfporopenAccessRELIGIÃOFREUD, SIGMUNDJUNG, CARL GUSTAVRELIGIÃOPSICANÁLISECRENÇAS RELIGIOSASRELIGIONPSYCHOANALYSISRELIGIOUS BELIEFSFreud, Jung e a religião : embates e diálogos entre ciência e religião nos clássicos da psicanálisearticle