Janeirinho, Luísa2018-12-272018-12-2720181646-3714http://hdl.handle.net/10437/9298Cadernos de SociomuseologiaA importância da educação (aquela que não é só a dos currículos e do poder) e do património cultural (aquele que é das comunidades) não sucumbiu à derrocada e à mudança do paradigma de uma sociedade sólida para líquida – como nos lembra Bauman – assim como aqueles que durante anos fizeram da educação e do património a sua luta e a sua política de intervenção, patentes nos múltiplos projetos anónimos, particulares e silenciosos (ou silenciados). Os tempos atuais mostram que esta intervenção - que une a educação e o património cultural – encerra uma sensibilidade, uma poética, uma arte, uma política, pois devolver a educação ao cerne da emancipação e o património cultural às comunidades, é uma forma de cidadania de intervenção, de desenvolvimento social e de poder de autodeterminação.application/pdfporopenAccessMUSEOLOGIAMUSEOLOGYPATRIMÓNIO CULTURALCULTURAL HERITAGECIDADANIACITIZENSHIPINTERCULTURALIDADEINTERCULTURALITYO amor como caminho: ao encontro da educação e do património culturalarticle