Guimarães, Mário Luís Castro, orient.Pinto, Luís Emílio Simões2023-05-022023-05-022022http://hdl.handle.net/10437/13820Orientação: Mário Luís Castro GuimarãesO presente documento é análise crítica do Estágio Pedagógico realizado no ano letivo de 2019/2020 na Escola Secundária da Portela (ESP), inserido no Mestrado de Ensino de Educação Físico nos Ensinos Básico e Secundário. Foram quatro as áreas de intervenção: Lecionação, Desporto Escolar, Direção de Turma e Seminário. A área de Lecionação incidiu sobre uma turma de 10.º Ano do Curso Profissional Técnico de Desporto. Dado este contexto, a promoção de aprendizagens, motivação, interesse e gosto pela atividade física eram características intrínsecas nestes alunos, o que implicou um desafio e cuidado maiores na avaliação e conclusões finais. Embora fossem muito interessados e empenhados nas aulas, tinham muitas dificuldades básicas (níveis introdução) nas diversas áreas de EF. A execução do nosso plano de ensino muito direto, diferenciado e mobilizador, permitiu resolver as principais dificuldades da maioria dos alunos, o que, sendo tardio, ganha ainda mais importância. Na área da Direção de Turma, a intervenção ocorreu em dois planos. Em primeiro lugar, as formalidades na organização de documentos, ficheiros, atividades escolares e visitas de estudo. Em segundo lugar, e a intervenção mais significativa e prioritária, o plano da abordagem aos encarregados de educação, organizado de forma a realizar, estruturar e gerir reuniões intercalares e de finais de período. Perante a falta de conhecimento e as dúvidas relativamente às saídas académicas e profissionais na área do Desporto realizou-se o aconselhamento, instrução e análise acompanhada. Foi possível estabelecer uma relação de comunicação direta com os encarregados de educação, contribuindo para uma melhor definição das perspetivas futuras destes alunos. Na área de Desporto Escolar, a intervenção foi realizada junto do grupo-equipa de Voleibol Masculino do escalão de Juvenis da ESP, acompanhando-se não só a vertente de treino como também a competitiva, em torneios e jogos interescolares. Sendo o Voleibol a modalidade mais popular e o desporto-rei nesta comunidade escolar, o nível de competência e desempenho dos alunos era genericamente elevado. Os alunos relativamente mais habilitados demonstraram uma atitude facilitadora no processo ensino-aprendizagem, potenciando o interesse de muitos outros colegas pela adesão à modalidade, resultando num grupo-equipa em que os alunos com maiores dificuldades cresceram notoriamente a nível físico, social e interpessoal. Alunos com claras dificuldades na matéria de voleibol e nas relações interpessoais foram incentivados a ingressar no grupo. Os alunos foram assumidos como prioridade e o seu crescimento foi claro. A área de Seminário incidiu sobre a problemática da intensidade e tempo útil das aulas de Educação Física na Escola Secundária da Portela. Neste âmbito, foi realizado um estudo com dados recolhidos, analisados e apresentados ao corpo docente de Educação Física. A questão foi considerada pertinente e condicionadora da qualidade de ensino da disciplina. Observava-se uma fraca intensidade de esforço dos alunos e reduzido aproveitamento do tempo útil. Conseguiu-se uma análise concreta de práticas letivas específicas e de organização prévia das aulas, com vista à autocrítica, partilha de experiências e contributos do corpo docente. Deste modo, o Seminário resultou num contributo de melhoria das aulas de EF na Escola Secundária da Portela. Palavras-chaves: Lecionação; Direção de Turma, Desporto Escolar, Seminário, Voleibol.This document is a critical analysis of the Pedagogical Internship carried out in the school year 2019/2020 at Escola Secundária da Portela (ESP), inserted in the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education. There were four areas of intervention: Teaching, School Sports, Class Management and Seminar. The Teaching area focused on a 10th-year class of the Professional Technical Sport Course. Given this context, the promotion of learning, motivation, interest and taste for physical activity were intrinsic characteristics of these students, which implied a greater challenge and care in the assessment and final conclusions. Although they were very interested and engaged in the classes, they had many basic difficulties (introduction levels) in the different areas of PE. The execution of our very direct, differentiated and mobilizing teaching plan allowed us to solve the main difficulties of the majority of students, which, being late, gains even more importance. In the area of the Class Direction, the intervention took place on two levels. Firstly, the formalities in organizing documents, files, school activities and field trips. Second, and the most significant and priority intervention, the plan for approaching parents or guardians, organized in such a way as to carry out, structure and manage interim and end of-term meetings. Given the lack of knowledge and doubts regarding academic and professional opportunities in the field of Sports, counseling, instruction and accompanied analysis were carried out. It was possible to establish a direct communication relationship with the guardians, contributing to a better definition of the future perspectives of these students. In the area of School Sports, the intervention was carried out with the Men's Volleyball team group of the Youth level at ESP, accompanying not only the training aspect but also the competitive one, in tournaments and interscholastic games. As Volleyball is the most popular sport and the king sport in this school community, the level of competence and performance of students was generally high. Relatively more skilled students demonstrated a facilitating attitude in the teaching-learning process, boosting the interest of many other colleagues in joining the modality, resulting in a team-group in which students with greater difficulties grew noticeably at a physical, social and interpersonal level. Students with clear difficulties in volleyball and in interpersonal relationships were encouraged to join the group. Students were made a priority and their growth was clear. The Seminar area focused on the issue of intensity and useful time of Physical Education classes at Escola Secundária da Portela. In this context, a study was carried out with data collected, analyzed and presented to the Physical Education faculty. The question was considered relevant and conditioning the quality of teaching in the discipline. There was a low intensity of student effort and reduced use of useful time. A concrete analysis of specific teaching practices and previous organization of classes was achieved, with a view to self-criticism, sharing of experiences and contributions from the teaching staff. In this way, the Seminar resulted in a contribution to the improvement of PE classes at Escola Secundária da Portela. Keywords: Teaching; Class Direction, School Sports, Seminar, Volleyball.application/pdfporopenAccessMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIODESPORTOSPORTEDUCAÇÃO FÍSICAPHYSICAL EDUCATIONENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICAPHYSICAL EDUCATION TEACHINGDIRETORES DE TURMAFORM TEACHERSDESPORTO ESCOLARSCHOOL SPORTSVOLEIBOLVOLLEYBALLRelatório de Estágio Pedagógico de Educação FísicamasterThesis203282833