Estrela, Rui, orient.Brito, Hugo Filipe Fujaco de2014-05-052014-05-052012http://hdl.handle.net/10437/4683Orientação: Rui Carlos de Lemos Correia Estrela ; co-orientação: José Manuel Reis Alves PereiraEste trabalho tem como objectivo perceber se o patrocínio começa cada vez mais a ser visto como um meio de comunicação viável para as empresas inseridas no mundo do desporto. Foi feita uma revisão de literatura em que abordaremos os tópicos de marketing, desporto em Portugal, marketing desportivo e patrocínio, e faremos a associação devida entre eles para que possamos perceber como estes temas se relacionam e quais os resultados finais. Iremos também abordar as visões sobre o patrocínio, tanto do patrocinado como do patrocinador, e quais os seus objectivos e diferenças, com um exemplo prático do Sporting Clube de Portugal e de três dos seus patrocinadores: Puma, Portugal Telecom e a Caixa Geral de Depósitos.This study aims to understand if the sponsorship is being seen by the enterprises in the sports world as a viable communication tool. To do this we will clarify some topics like marketing, sports in Portugal, sports marketing and sponsorship and we will do the necessary association between these topics so we can be able to understand how they are related and what the final outcomes are. We will also approach how both sponsor and sponsored sees the sponsorship and what are their goals and differences with a practical example of Sporting Clube de Portugal and three of its sponsors: Puma, Portugal Telecom and Caixa Geral de Depósitos.application/pdfporopenAccessCOMUNICAÇÃOCOMMUNICATIONMARKETINGMARKETINGMARKETING DESPORTIVOSPORTS MARKETINGMESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, MARKETING E PUBLICIDADEPatrocínios no Desporto Como Meio de Comunicação : caso Sporting Clube de PortugalmasterThesis