Baptista, Nazaré2018-03-262018-03-2620102183-2102http://hdl.handle.net/10437/8666EntretextosPretendemos, no âmbito deste artigo e recorrendo a um enquadramento teórico, reflectir sobre o contributo que a área curricular não disciplinar designada por Formação Cívica pode dar à prevenção das toxicodependências em contexto escolar. Para isso e numa tentativa de clarificação da pertinência desta reflexão, apelamos a diferentes autores. Nas conclusões finais reflectimos sobre o papel que a Formação Cívica pode desempenhar na prevenção desta tipologia de comportamentos.The main goal of this article is to understand the contribution and the importance of Civic Education in the prevention of addiction behaviours. We want to know what measures and strategies can be used at school to preclude certain problems from occurring.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOEDUCATIONEXCLUSÃO SOCIALSOCIAL EXCLUSIONTOXICODEPENDÊNCIADRUG ADDICTIONFORMAÇÃO CÍVICACIVIC EDUCATIONPREVENÇÃOPREVENTIONESCOLASSCHOOLSALUNOSSTUDENTSA Formação Cívica e a prevenção das toxicodependênciasarticle