Oliveira, Marisa Augusta dos SantosOliveira, Rui A. Costa2013-11-192013-11-1920071646-1630http://hdl.handle.net/10437/4183Revista Lusófona de Ciência das ReligiõesExpomos, neste trabalho, o resultado de algumas reflexões sobre a gestão, o marketing e a sociologia do livro e da leitura, e um exercício de investigação de campo, efectuado junto de uma empresa sediada em Lisboa, que desenvolve a sua actividade editorial e comercial, especialmente, no âmbito religioso. A empresa escolhida foi Paulinas Editora, e as razões da escolha assentaram, essencialmente, na necessidade de perscrutarmos o âmago de uma estrutura empresarial de pertença institucional religiosa – que actua, se desenvolve e evolui, regulando-se por critérios próprios do mundo laico –, para dela podermos colher alguns elementos com significado e substância que pudessem constituir uma amostra mínimamente indicativa de um nicho, particularmente específico, do mercado editorial e livreiro português e dos seus leitores.In this study, we expose the result of some reflection on the management, the marketing and the book and reading sociology, and an investigation exercise done in a Lisbon company that edits and commercializes especially religious books. The chosen company is Paulinas Editora and the reason of this choice is mainly to understand a company structure that belongs to the religious institution – that acts, develops and increases according to the laic world criteria – in order to get some elements with meaning and substance that can be a relevant sample of this specific niche of the Portuguese editorial market and of its readers.application/pdfporopenAccessRELIGIÃORELIGIONMARKETINGMARKETINGPUBLICAÇÕESPUBLICATIONSCOMÉRCIO LIVREIROBOOKSELLER TRADEIncursão crítica no mercado editorial : a edição do livro como carisma religiosoarticle