Pereira, Edgar de Gonçalves2009-01-052009-01-0520061646-5245http://hdl.handle.net/10437/285Revista Lusófona de Ciências da Mente e do ComportamentoA criatividade tem vindo a conseguir uma interpretação nas mais tradicionais teorias do comportamento humano e pode encontrar hoje nas vertentes modernas da psicologia científica, formas importantes e promissoras do seu aprofundamento, que parecem ser de valor heurístico considerável. Quando se tenta compreender e avaliar a criatividade através da análise de desempenhos de pessoas afectadas pelo síndroma de Kanner (autismo) e síndroma de Asperger, esta problemática parece tornar-se mais evidente, permitindo constatar a maior dificuldade de estabelecimento desses actos criativos nas pessoas afectadas por estes síndromas. Apesar da elevada eficiência de algumas pessoas com autismo em certas áreas de funcionamento, os conceitos de sobredotação e de genialidade encontram assim um melhor enquadramento só podendo ser considerados num relativo equilíbrio com os demais eixos do desenvolvimento psicológico.application/pdfporopenAccessPSICOLOGIACRIATIVIDADEAUTISMOPSYCHOLOGYCRIATIVITYAUTISMSÍNDROME DE ASPERGERASPERGER'S SYNDROMEA Criatividade no Autismo de Nível de Funcionamento Elevado (Sindroma de Kanner) e no Sindroma de Aspergerarticle