Rogado, José, orient.Varela, Filipe Costeira2018-05-162018-05-162011http://hdl.handle.net/10437/8789Orientação: José Luís de Azevedo Quintino RogadoEsta dissertação pretende cobrir o desenvolvimento de um motor gráfico baseado em OpenGL para desenho de superfícies de dimensão planetária com topografia real. A quantidade de informação necessária para cobrir toda a superfície de um planeta torna necessária a utilização de mecanismos de representação multiresolução, compressão e organização da topografia para permitir a recuperação eficaz, possibilitando o seu desenho sem pausas perceptíveis para o utilizador. Neste contexto, esta dissertaçãoo descreve a concepção e desenvolvimento de um motor gráfico para desenho de superfícies contínuas, de dimensão planetária, utilizando topografia real. Os objectivos deste motor são: _ Desenho de superfícies planetárias com topografia real _ Apresentar baixa complexidade tecnológica para adaptação simples a cada cenário de utilização _ Garantir performance satisfatória para vários cenários de utilização sem atrasos perceptíveis _ Ser disponibilizado em modo Open Source e de forma gratuita _ Utilizar apenas fontes de informação gratuitas e publicamente acessíveis Apresentarei os métodos desenvolvidos para este efeito nas diferentes fases de pré-processamento, desenho e processamento vectorial no processador gráfico, assim como os resultados obtidos e comparação com métodos alternativos. Posteriormente, para ilustrar a possibilidade de extensão de funcionalidades do motor desenvolvido, apresentarei métodos e implementações de codificação de regras de física e visualização de dados reais dentro do motor. O título do motor gráfico desenvolvido para este projecto é Terrain Rendering Engine, doravante referenciado pelo acrónimo T.R.E.application/pdfporopenAccessMESTRADO EM ENGENHARIA INFORMÁTICA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃOINFORMÁTICAMODELAÇÃO 3DTOPOGRAFIAASTRONOMIACOMPUTER SCIENCE3D MODELINGTOPOGRAPHYASTRONOMYDesenho de superfícies planetárias em 3DmasterThesis201909502