Texeira, Luí­s Filipe B.2003Texeira , L F B 2003 , ' Ludologia (jogo #1/nível #2). em torno da fenomenologia do jogo cerimonial: do lúdico à categoria operatória do sagrado ' , Caleidoscópio : Revista de Comunicação e Cultura .1645-2585Caleidoscópio : Revista de Comunicação e CulturaO objectivo deste artigo é apresentar a distinção fundamental entre os conceitos de «jogo» e de «sagrado» no quadro de uma fenomenologia da cultura e da comunicação. Trata-se de analisar de que modo o jogo e, em particular, a categoria do «lúdico» se relaciona com o conceito de sagrado, partindo do plano do «jogo cerimonial» entre ritos e mitos, tal como se representam nas sociedades arcaicas. Partimos do quadro romântico do século XIX e da noção schellinguiana de Mitologia, passando pela noção de «imersão» no écran que os jogos permitem e da distinção entre «jogo», «sagrado» e «festa», até à análise da estrutura da categoria de sagrado tal como foi desenvolvida por Rudolf Otto e do conceito de «Unheimlich». No parágrafo final mostramos como é diferente o que se passa com essas «máquinas alegóricas» que nos colocam face a Masmorras e Dragões e no centro de um «parque de diversões ontológicas».This article aims to present the fundamental distinction between the concepts of «game» and the «sacred» within a framework of a phenomenology of culture and communication. It will analyse the way in which games and, in particular, the «ludic» category relate to the concept of the sacred, departing from the level of the «ceremonial game», set between rites and myths, as represented in archaic societies. Nineteenth century Romantic thought, namely Shelling’s concept of Mythology, will provide a starting point for this analysis which comprises various facets, ranging from the notion of screen «immersion», the distinction between «game», the «sacred» and «celebration» to the study of the structure of the sacred, as developed by Rudolf Otto, and the concept of «Unheimlich». The conclusion will focus on the difference introduced by current «allegoric machines», through which we face Dungeons and Dragons and are placed at the centre of an «ontological amusement park».application/pdfporopenAccessCOMUNICAÇÃOJOGOSANÁLISE DE DADOSLUDOLOGIAJOGOS LÚDICOSFENOMENOLOGIACOMMUNICATIONGAMESDATA ANALYSISLUDOLOGYRECREATIONAL GAMESPHENOMENOLOGYLudologia (jogo #1/nível #2). em torno da fenomenologia do jogo cerimonial: do lúdico à categoria operatória do sagrado