Sarreira, Nuno Miguel Afonso2024-11-152024-11-152024http://hdl.handle.net/10437/14711O presente relatório abrange as análises e reflexões realizadas durante o estágio pedagógico, inserido no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, realizado na Escola Secundária do Pinhal Novo no ano letivo 2022/2023. Na área de Lecionação, que foi realizada com a turma 11.ºC, abordo todos os processos de planeamento e avaliação relativos às práticas adotadas ao longo das diferentes etapas. O tema de aprofundamento, “Partilha de Experiências na Dança – Materiais Didáticos” mostra a importância dos materiais didáticos para o ensino da dança, onde criei uma biblioteca em formato vídeo das diferentes danças do plano plurianual. Ainda nesta área, faço uma reflexão sobre os momentos do Professor a Tempo Inteiro. Na Direção de Turma, o tema de aprofundamento foi a “Redução de Tempo de Ecrãs e Aumento da Atividade Física”, uma intervenção realizada ao longo do ano, com a realização de atividades vivenciais, baseadas no Modelo de Crenças de Saúde, que visa sensibilizar e consciencializar os alunos sobre os perigos do elevado tempo de ecrãs e sedentarismo, fornecendo estratégias eficazes para promoção de saúde e de comportamentos saudáveis. A Saída de Campo, foi o culimar desta intervenção, com a realização de atividades náuticas desportivas, que promoveu também a interdisciplinaridade. No Desporto Escolar, assumi o grupo de equipa de basquetebol masculino juvenil, onde aprofundei o tema “Tomada de Decisão no Basquetebol”, em que foi implementada a metodologia Teaching Games for Understanding de forma ajudar os alunos a melhorarem a sua capacidade de tomada decisão durante o jogo. Na área do Seminário, utilizando a abordagem da investigação-ação, dediquei-me a aprofundar as causas, crenças e dificuldades, que os professores apresentavam na lecionação da Dança. O tema “Partilha de Experiências na Dança”, veio colmatar esta dificuldade, com a realização de um conjunto de sessões de partilha sobre o ensino da dança, através do ensino recíproco entre os professores, de forma a promover o desenvolvimento profissional do grupo. Palavras-chave: Dança, desenvolvimento profissional, ensino recíproco, tomada de decisão, tempo de ecrãs, atividade vivencial.The present report encompasses the analysis and reflections carried out during the pedagogical internship, part of the master's program in Physical Education for Primary and Secondary Education, conducted at Pinhal Novo Secondary School in the academic year 2022/2023. In the Teaching domain, work was undertaken with the 11th grade class, addressing all the planning and evaluation processes related to the practices adopted throughout the various stages. The in-depth theme "Sharing Dance Experiences - Didactic Materials" highlights the importance of didactic materials in dance education, where a video library showcasing different dances from the long-term curriculum plan was created. Additionally, reflections on the experiences as a Full-Time Teacher in this domain are provided. Within the Class Direction role, the in-depth theme focused on "Reducing Screen Time and Increasing Physical Activity", an intervention carried out throughout the year. An experiential activity based on the Health Belief Model was implemented, aiming to raise awareness among students about the dangers of excessive screen time and sedentary behavior, while providing effective strategies for promoting health and healthy behaviors. The Field Trip served as the culmination of this intervention, featuring water sports activities and promoting interdisciplinary connections. Regarding School Sports, responsibility was taken for the junior boys' basketball team, with a focus on the topic of "Decision-Making in Basketball". The Teaching Games for Understanding methodology was implemented to help students enhance their decision-making abilities during the game. In the Seminar domain, utilizing the research-action approach, efforts were made to delve into the causes, beliefs, and challenges that teachers faced in teaching Dance. The topic "Sharing Dance Experiences" aimed to address these challenges by conducting a series of sharing sessions on dance education, fostering reciprocal teaching among the teachers and promoting their professional development. Keywords: Dance, professional development, reciprocal teaching, decision-making, screen time, experiential activity.application/pdfporopenAccessSPORTPHYSICAL EDUCATIONINTERNSHIP REPORTSPHYSICAL ACTIVITYPHYSICAL PERFORMANCEPHYSICAL DEVELOPMENTPHYSICAL AND MOTOR DEVELOPMENTDANCEPROFESSIONAL DEVELOPMENTSMARTPHONESMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIODESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICARELATÓRIOS DE ESTÁGIOATIVIDADE FÍSICADESEMPENHO FÍSICODESENVOLVIMENTO FÍSICODESENVOLVIMENTO FÍSICO-MOTORDANÇADESENVOLVIMENTO PROFISSIONALSMARTPHONESMestrado em Ensino da Educação Física nos Ens. Básico e SecundárioRelatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária com 3º ciclo do Ensino Básico de Pinhal NovomasterThesis203569512