Brites, Maria José2015-02-262015-02-2620111645-2585http://hdl.handle.net/10437/6067Caleidoscópio : Revista de Comunicação e CulturaNum espaço público mediatizado, composto por media tradicionais e modernos, as relações de cidadania estão em constante mutação. A história dá-nos conta da evolução do conceito e relações, mas hoje há um elemento preponderante: estudar a sua ligação com os jovens. A forma como os jovens encaram a cidadania e como se relacionam com ela e com os espaços mediáticos dos quais se apropriam tem conquistado a atenção da sociedade civil. As motivações juvenis estão dependentes de diversos factores, vão muito além da visão imediata de que a Internet por si só é uma espécie de salva-vidas da participação e do interesse pelas cidadanias por parte dos jovens.In a mediated public space, composed of several traditional and new media, the relations of citizenship are changing. The story gives us account of the evolution of the concept and relations, but today there is a major element: study its connection with young people. The way young people perceive citizenship and how they relate to her and with media outlets from which appropriated has earned the attention of civil society. The youth motivations are dependent on several factors, far beyond the immediate vision of the Internet as a kind of rescue of participation and interest in citizenship by young people.application/pdfporopenAccessCOMUNICAÇÃOMEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIALCIDADANIAESPAÇO PÚBLICOJOVENSCOMMUNICATIONMEDIACITIZENSHIPPUBLIC SPACEYOUNG PEOPLEOs jovens e a cidadania: a relevância do espaço mediáticoarticle