Duarte, Maria Isabel Alves, orient.Chimuco, Elias Piedoso2016-02-082016-02-082015http://hdl.handle.net/10437/6809Orientação: Maria Isabel Alves DuarteO objecto da presente pesquisa foi o de analisar a liderança e a comunicação numa organização turística angolana. Fez-se uma revisão da literatura sobre liderança e comunicação tendo como suporte o Manual de Comportamento Organizacional e Gestão de Cunha et al. (2014). Trata-se de uma pesquisa de natureza quantitativa e que adopta o procedimento de estudo de caso. Fez-se uma aplicação de um questionário a uma amostra aleatória de 42 pessoas de uma organização turística angolana. Efetuou-se, igualmente, a análise da consistência do questionário através do índice de Alpha de Cronbach a qual se revelou muito boa (=0,987). Concluiu-se que a ampla maioria dos inquiridos “concorda totalmente” ou “concorda moderadamente” com a importância da liderança e da comunicação para a eficácia na organização estudada. Estimou-se, também um modelo de regressão linear onde se utilizou como variável dependente a comunicação e como variáveis independentes a confiança e o negócio. A regressão permitiu concluir que a confiança que os elementos depositam no líder e o modo como os elementos da equipa consideram que o líder “gere” o negócio, tem uma influência positiva na comunicação.The object of this study was to analyze leadership and communication in na Angolan tourism organization. There were done a review of the literature about leadership and communication having as support “Manual de Comportamento Organizacional e Gestão” from Cunha et al. (2014). This is a quantitative research adopting the case study procedure. An application of a questionnaire to a random sample of 42 people from an Angolan tourism organization was made. Made up also the analysis of the questionnaire consistency through the Cronbach Alpha index which proved to be very good (= 0.987). It was concluded that the majority of respondents "strongly agree" or "agree moderately" with the importance of leadership and communication for effectiveness in the studied organization. A linear regression model was estimated in wich the dependent variable is communication and the independent variables are trust and business. The regression showed that the confidence the elements deposited on the leader and the way the team members believe that the leader "manages" the business, has a positive influence on communication.application/pdfporopenAccessMESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESASGESTÃO DE EMPRESASLIDERANÇACOMUNICAÇÃO ORGANIZACIONALESTUDOS DE CASOANGOLAÁFRICABUSINESS MANAGEMENTLEADERSHIPORGANIZATIONAL COMMUNICATIONCASE STUDIESANGOLAÁFRICAGESTÃOMANAGEMENTA importância da liderança e da comunicação nas organizações: o caso de uma empresa angolanamasterThesis201141370