Ferreira, Rosilda Arruda2011-11-042011-11-0420061646-401Xhttp://hdl.handle.net/10437/1445Revista Lusófona de EducaçãoEste trabalho pretende analisar aspectos relacionados às origens e o desenvolvimento do campo científico da sociologia da educação segundo um enfoque da sociologia do conhecimento e sob uma dupla perspectiva: como um processo intelectual e como um fenômeno histórico-social. Para tanto, identifica as tendências teórico-metodológicas de prestígio do campo da sociologia da educação e suas relações com o contexto político-social, priorizando, nessa análise, os aspectos relacionados com as mudanças na função social assumida pela escola ao longo do tempo. Após as análises realizadas, conclui que no interior do campo científico da sociologia da educação convivem, na atualidade, teorias voltadas para a ação cotidiana, em que predominam, por um lado, temas relacionados à representação social, à ação do sujeito no cotidiano, e, por outro, teorias voltadas para o sistema social mais amplo, em que predominam as abordagens dos nexos entre a estrutura social e as interações que formam os sujeitos individuais e coletivos e as desigualdades existentes no sistema educacional.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOSOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃOSOCIOLOGIA DO CONHECIMENTOSOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃOEDUCATIONSOCIOLOGY OF EDUCATIONSOCIOLOGY OF COMMUNICATIONSOCIOLOGY OF KNOWLEDGESociologia da educação: uma análise de suas origens e desenvolvimento a partir de um enfoque da sociologia do conhecimentoarticle