Antunes, Ana PereiraDorta, María J.Borges, África2024-08-062024-08-062022-10-151645-7250http://hdl.handle.net/10437/14640Revista Lusófona de EducaçãoOs alunos com Altas Capacidades Intelectuais (ALCAIN) necessitam de uma resposta educativa adequada e específica para desenvolverem o seu potencial. Em Espanha e na Comunidade Autónoma das Canárias existem normativas estatais e regionais que estabelecem um protocolo para a deteção e identificação desses alunos. O objetivo deste estudo é conhecer o estado atual da identificação dos alunos ALCAIN e o seu rendimento académico. Analisaram-se dados referentes a 8172 alunos ALCAIN nas ilhas Canárias (Ensino Primário=4191, Ensino Secundário Obrigatório=3046 e Ensino Secundário não Obrigatório - Bacharelato=935), durante 5 anos letivos (de 2015-16 a 2019-20), fornecidos pela Direção Geral de Ordenamento, Inovação e Qualidade, da Secretaria da Educação, Universidades, Cultura e Desportos do Governo das Canárias. Os dados revelam que a identificação é muito baixa (cerca de 1%), as raparigas são menos identificadas do que os rapazes e o desempenho académico é, em geral, alto. Conclui-se que grande parte dos alunos ALCAIN permanece sem identificar e, portanto, sem receber a resposta educativa necessária. Identificar e atender adequadamente os alunos ALCAIN é um importante desafio para a Educação nas Ilhas.esopenAccessEDUCAÇÃOSOBREDOTADOSRENDIMENTO ESCOLAREDUCATIONGIFTED INDIVIDUALSACADEMIC ACHIEVEMENTAlumnado con altas capacidades intelectuales en la Comunidad Autónoma de Canarias: Un importante reto educativo en la actualidadArticle