Ferreira, Carla Sofia Alberto2024-12-302024-12-302024http://hdl.handle.net/10437/14927Na sociedade ocidental moderna existe uma crença reinante de que a inteligência é uma característica geral que pode ser medida e representada por um único valor numérico. Há, no entanto, evidências convincentes que sugerem que existem vários tipos de inteligência diferentes a operar em relativo isolamento neurobiológico. Essas inteligências de acordo com os critérios de Howard Gardner estabelecidos na década de 1980, podem permitir aos professores estudar e explorar os pontos fortes e fracos dos seus alunos, contemplar a individualidade de cada um e ajudá-los a promover e melhorar o seu potencial. Este estudo procura construir representações de situações que envolvem competências de visualização e perceção espacial na disciplina de Desenho Técnico numa turma de 10º ano. A disciplina envolve diversos tipos de inteligência, estando em destaque o uso da inteligência viso espacial. Esta, por sua vez, é um processo contínuo de aprendizagem que nunca está realmente terminado. A disciplina de desenho técnico é dependente do domínio das técnicas de representação bidimensional entendida como um conjunto de técnicas e normas que permitem transformar informações contidas numa estrutura de dados a respeito de um objeto, que é nada mais do que o seu modelo numa imagem. Uma outra capacidade que envolve o processo de pensamento e a criação de imagens, a imaginação, surge como algo sem início nem fim e neste trabalho procuro reforçar que não é uma instância circunscrita apenas ao trabalho artístico. É necessária para a ação do homem sobre o mundo e para a sua análise, assim como para a construção e modificação daquilo que o rodeia. O desenho é uma ferramenta imprescindível do nosso quotidiano e de construção de novas estruturas, mecanismos, peças que nascem da ideia de alguém e que são materializadas através de outras imagens: os desenhos. Palavras-chave: Desenho Técnico; Imaginação; Raciocínio; Inteligência espacial; Tetris; Impressão 3DIn modern society there is a reigning belief that intelligence is a general characteristic that can be measured and represented by a single numerical value. There is, however, compelling evidence to suggest that there are several different types of intelligence operating in a relative neurobiological isolation. These intelligences, according to Howard Gardner criteria established in the 1980s, can enable teachers to study and exploit their students strengths and weaknesses and take into the individuality of each student and help them to promote and improve their potential. This study seeks to construct representations of situations involving visualization and spatial perception skills in the subject of Technical Drawing in a 10th grade class. The subject involves various types of intelligence, and is highlighted the use of visuospatial intelligence. This is a continuous learning process that is never really finished. The subject of technical drawing depends on mastering the techniques of two-dimensional representation, understood as a set of techniques and norms that make possible to transform information contained in a data about an object, which is nothing more than its model, into an image. Another capacity that involves the process of thought and the creation of images, imagination, appears as something that has no beginning or end and in this work I try to reinforce that it is not an instance confined solely to artistic work. It is necessary for man's action on the world and its analysis, as well as for the construction and modification of what surrounds him. Drawing is an essential tool in our daily lives and in the construction of new structures, mechanisms, parts that are born from someone's idea and materialized through other images: drawings. Keywords: Technical drawing; Imagination; Reasoning; Spatial intelligence; Tetris; 3D printingapplication/pdfporopenAccessVISUAL ARTS TEACHINGVISUAL EDUCATIONINTERNSHIP REPORTSTECHNICAL DRAWINGIMAGINATIONREASONINGSPATIAL INTELLIGENCE3D PRINTINGMESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOENSINO DE ARTES VISUAISEDUCAÇÃO VISUALRELATÓRIOS DE ESTÁGIODESENHO TÉCNICOIMAGINAÇÃORACIOCÍNIOINTELIGÊNCIA ESPACIALIMPRESSÃO 3DMestrado em Ensino das Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ens. Básico e SecundárioIntegração e construção de modelos didáticos tridimensionais na prática letiva de desenho técnicomasterThesis203592441