Azevedo, Sílvio Murilo de Azevedo2023-09-142023-09-142023http://hdl.handle.net/10437/14139Ad AeternumEste artigo tem como propósito colocar em discussão a confluência do mercado com o campo religioso brasileiro, que a partir dos anos 90 tem se tornado mais gritante; bem como a influência do capitalismo tardio brasileiro na organização eclesiástica, na teologia e na espiritualidade dos evangélicos e pentecostais. Tentando também organizar e classificar as diversas denominações que se colocam sob a égide do mercado. O modo como o comportamento de consumo vai se apoderando das relações das pessoas dentro dessas instituições e de sua própria relação com o sagrado. E como subproduto dessa feição mercadológica adotada por segmentos majoritários do Protestantismo brasileiro, quais são as principais estratégias de marketing, de comunicação social e de estruturação organizacional são implementadas, com o objetivo de conquistar e fidelizar novos adeptos (consumidores).application/pdfporopenAccessRELIGIÃOCRISTIANISMOPROTESTANTISMOEVANGELICALISMOPENTECOSTALISMOCAPITALISMOCOMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORESMARKETINGMEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIALESTUDOS DE CASORELIGIONCASE STUDIESMEDIAEVANGELICALISMPENTECOSTALISMCHRISTIANISMCAPITALISMCONSUMER BEHAVIOURBRASILBRAZILPentecostais e protestantes no mercado e na mídia do Brasil contemporâneoPentecostals and protestants in the market and media in contemporary Brazilarticle