Almeida, Valentina de2018-03-012018-03-0120102183-2102http://hdl.handle.net/10437/8567EntretextosEste texto analisa as representações corporais e os limites da sua representabilidade, numa sociedade predominantemente visual. Tendo em consideração, por um lado, os contributos teóricos de Michel Foucault e, nomeadamente, a sua noção de corpo dócil e, por outro lado, o conceito de um corpo vivido, postulado por Merleau-Ponty, reflecte-se sobre a forma como o corpo social e “construído” interage com o meio e sobre a possibilidade de se construírem definições precisas e estáveis de uma noção de corpo. O meio escolar é palco privilegiado para a investigação de representações normativas e estereotípicas do corpo, bem como para o estudo das consequências da padronização social de corpos idealizados.This essay examines bodily representation and the challenging of its limits under the scrutiny of a predominantly visual society. Relying on the writings of Michel Foucault (namely on his concept of “docile bodies”) and on the concept of a lived body developed by Merleau-Ponty, this text considers the ways in which the body as a social construct interacts with its environment while it questions the possibility of defining a stable and fixed body. Schools are a privileged space for researching normative and stereotypical representations of the body as well as for analyzing the consequences of a social standardization of idealized bodies.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOEDUCATIONIMAGÉTICAIMAGERYCORPO HUMANOHUMAN BODYREPRESENTAÇÕES SOCIAISSOCIAL REPRESENTATIONSIDENTIDADEIDENTITYESTEREÓTIPOSSTEREOTYPESGÉNEROGENDERINTERAÇÃO SOCIALSOCIAL INTERACTIONSOCIEDADESOCIETYPolissemias : o corpo múltiplo e as suas representaçõesarticle