Silva, Maria Odete Emygdio da, orient.Medeiros, Alberaní Araújo de2014-07-042014-07-042013http://hdl.handle.net/10437/5176Orientação: Maria Odete Emygdio da SilvaA inclusão de pessoas com Necessidades Educacionais Especiais - NEE surge como um novo paradigma para atender as exigências da sociedade e valorizar o outro em suas particularidades. Este estudo, de natureza qualitativa, teve como objetivo compreender representações de professores e de diretores no ensino fundamental l sobre a inclusão, no ensino regular, de alunos considerados como tendo necessidades educativas especiais. Estes sujeitos lecionam em seis escolas de uma cidade do interior do Rio Grande do Norte. Como instrumentos para a coleta de dados, utilizamos uma entrevista semi estruturada, realizada com os professores e diretores participantes e a pesquisa documental. Os resultados obtidos levam-nos a concluir que: a inclusão pode configurar-se como um processo excludente pelas práticas dos professores; a inclusão de alunos com NEE depende da acessibilidade da escola; os professores se sentem angustiados por não saberem como trabalhar com os alunos com NEE em simultâneo com os outros alunos da turma; essa insegurança decorre da falta de capacitação para trabalhar com estes alunos; a inclusão acontece porque é obrigatória por lei.  The inclusion of people with Special Educational Needs emerges as a new paradigm to attend the needs of society and value the other in its particularities. This study, of qualitative nature, had as objective to understand representations of teachers and directors in the elementary teaching about inclusion, in the regular teaching, of students considered as having special educational needs. These subjects teach in six schools of a small town in of Rio Grande do Norte State. As instrument for data collecting, we utilized a semi-structured interview, achieved with participant teachers and directors and the documental research. The obtained results lead us to conclude that inclusion can configure as an excluding process by the teachers‟ practice; the inclusion of students with SEN depends on the school accessibility; the teachers feel themselves afflicted for they do not know how to work with the SEN students simultaneously with the other class students; this insecurity occurs for the lack of qualification to work with these students; the inclusion happens because it is determined by law.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO INCLUSIVANECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISREPRESENTAÇÕES SOCIAISBRASILRIO GRANDE DO NORTEEDUCATIONINCLUSIVE EDUCATIONSPECIAL EDUCATIONAL NEEDSSOCIAL REPRESENTATIONSBRAZILMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEscola inclusiva: representações de professores de escolas municipais de uma cidade do interior do Estado do Rio Grande do NortemasterThesis201251957