Madeira, Ana Isabel2023-06-122023-06-1220231645-7250http://hdl.handle.net/10437/13947Revista Lusófona de EducaçãoNeste artigo proponho uma reflexão sobre o modo como as questões educativas foram pensadas em Portugal recorrendo a comparações a partir de exemplos com origem em contextos internacionais, entre finais do século XVIII e meados do século XX. O texto defende que a consagração da educação comparada como campo de investigação (e intervenção) é em si mesmo o resultado de um projecto cultural translocal assente numa forma política específica, o Estado-nação, e num modelo de incorporação educativa universal, a escola de massas. A discussão desenvolve-se a quatro tempos. No primeiro tempo discutem-se os ecos do estrangeiro durante o Iluminismo português (sécs. XVIII e XIX); num segundo tempo são os relatos de viagem e as missões ao estrangeiro que nos sinalizam as sociedades de referência para a construção do sistema educativo nacional (finais do séc. XIX – anos 30); num terceiro momento, a internacionalização da questão educativa nas colónias portuguesas aborda a questão das redes de regulação supra-nacionais das políticas imperiais; finalmente (1950-1974), identificam-se momentos de viragem na política educativa no sentido da sua integração em organismos que comparam o desempenho educativo ao nível supra-nacional, reforçando a centralidade politico-económica da educação.In this article, I propose a reflection on the way in which educational issues were thought of in Portugal through comparisons based on examples originating in international contexts, between the end of the 18th century and the mid-20th century. The text argues that the consecration of comparative education as a field of research (and intervention) results from a trans-local cultural project based on a specific political form, the nation-state, and on a model of universal educational incorporation, mass schoolling. The discussion unfolds in four stages. The first part discusses the echoes of the foreigner during the Portuguese Enlightenment (18th and 19th centuries); In the second period, travel reports and missions abroad signal the reference societies for the construction of the national education system (end of the 19th century - 1930s); In a third moment the internationalization of the educational question in the Portuguese colonies addresses the issue of supra-national regulatory networks of imperial policies. Finally (1950-1974), we identify turning points in education policy towards its integration in bodies that compare educational performance at the supra-national level, reinforcing the politico-economic centrality of education. Keywords: compared education; colonial education; international education; international organizations; educational planning.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO COMPARADAHISTÓRIA DA EDUCAÇÃOSISTEMA EDUCATIVO PORTUGUÊSEDUCATIONCOMPARATIVE EDUCATIONHISTORY OF EDUCATIONPORTUGUESE EDUCATIONAL SYSTEMDos “ecos do estrangeiro” à internacionalização da educação : dinâmicas comparativas em Portugal (séculos XVIII – XX)article