Alich, VioricaPereira, Sónia2016Alich , V & Pereira , S 2016 , ' Avaliação do pensamento crítico em contexto escolar : uma perspectiva emergente em psicologia ' , Revista Lusófona de Educação .1646-401XRevista Lusófona de EducaçãoNo domínio da avaliação do pensamento crítico encontram-se testes com características e formatos diferentes: os que vão ao encontro de mais do que uma competência de pensamento crítico, e aqueles que se dirigem a uma competência específica; os que apresentam questões tipo escolha múltipla, os que são constituídos por questões que requerem resposta aberta ou ainda uma combinação entre estes dois estilos. Em Portugal, têm sido desenvolvidos estudos para adaptação e utilização de vários testes de avaliação do pensamento crítico, porém não se encontra ainda nenhum que se proponha avaliar de forma compreensiva o pensamento crítico junto de alunos do ensino básico, havendo apenas provas que se ficam pelo formato de escolha-múltipla. Impõe-se assim a necessidade de se proceder à elaboração de um teste que reúna questões e desafios específicos cujo objetivo seja avaliar cada uma destas competências assim como valorizar a leitura e interpretação das questões e problemas apresentados, com solicitação de respostas alargadas, onde exponham as suas opiniões e os argumentos que as sustentem. Apesar de requerer um trabalho de correção mais moroso e menos objetivo, tem como vantagens o conhecimento abrangente que dará acerca destas competências, funcionando como bom indicador das atitudes e comportamentos que poderá apresentar em situações reais.In the domain of critical thinking assessment, it’s possible to find tests with different characteristics and formats: some assess more than one critical thinking skill, and others focus on one specific skill; other tests present questions with multiple answers, while others ask open ended questions, and others combine both of the latter. In Portugal, studies have been made for the adaptation and usage of various critical thinking assessment tests, however, there isn’t yet a proposal for a test that will comprehensively assess critical thinking in middle school students, only tests with multiple answer questions. This imposes the need to create a test that will gather specific questions and challenges, aiming to assess each skill while valuing the reading and interpretation of the given questions, requiring larger answers in which to expose one’s opinions and sustaining arguments. In spite of demanding a more time consuming and less objective correction, this type of test has the advantages of providing a broad knowledge about said skills, while also being a good indicator of what could be one’s attitudes and behaviors in real-life situations.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOENSINO BÁSICOPRÁTICAS PEDAGÓGICASAPTIDÕESCOGNIÇÃOEDUCATIONPRIMARY EDUCATIONPEDAGOGICAL PRACTICESAPTITUDESCOGNITIONAvaliação do pensamento crítico em contexto escolar : uma perspectiva emergente em psicologiaarticle