Vilanova, RitaFenerich, ClaudiaRusso, Kelly2012-03-162012-03-1620111646-401Xhttp://hdl.handle.net/10437/1857Revista Lusófona de EducaçãoNeste artigo, as tensões resultantes do reconhecimento de direitos de minorias dos povos indígenas brasileiros são analisadas com foco na educação escolar. Para tanto, nos apoiamos em duas vertentes do liberalismo político contemporâneo, no sentido de problematizar seus limites e possibilidades nas relações interculturais que se estabelecem na inserção de grupos indígenas no sistema de educação nacional. Nossas análises apontam que os avanços obtidos na legislação brasileira vigente são de difícil implementação, por razões que vão da precariedade de alguns sistemas de educação locais ao complexo diálogo entre a cultura majoritária e a cultura dos diferentes grupos indígenas brasileiros.In this article the tensions concerning the recognition of minority rights for Brazilian indigenous groups are analyzed, focusing school education. Our analyses were based on two distinct visions of contemporary political liberalism, in the sense of discussing its limits and possibilities in relation to the intercultural issues that emerges in these scenarios. Our analyses points that the advances obtained in the legal context have difficult implementation, for reasons that goes from the precariousness of some local education systems to the complex dialogue between the majority culture and the diverse indigenous groups in Brazil.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOINDÍGENASPOLÍTICA EDUCATIVABRASILINDIGENOUS PEOPLESINDIGENOUSEDUCATIONAL POLICYBRAZILMINORIAS ÉTNICASETHNIC MINORITIESDireitos individuais e direitos de minorias : o Estado brasileiro e o desafio da educação escolar indígenaarticle