Cunha, Paulo Jorge Rodrigues, orient.Miguel, João Castelo Branco Rangel2022-01-062022-01-062021http://hdl.handle.net/10437/12345Orientação: Paulo Jorge Rodrigues Cunha : coorientação: Rodolfo Luís Costa Miguens CorreiaO presente documento relata o trabalho desenvolvido pelo Treinador Estagiário e equipa técnica integrada por este, durante a época 2019/2020. O estágio foi realizado em duas equipas distintas: Juniores A (Sub-19) do Atlético Clube de Portugal e equipa Sénior B do Sporting Clube Linda-a-Velha. Este iniciou-se em Agosto de 2019, na primeira equipa mencionada, e estava previsto terminar em Junho de 2020. Devido à situação pandémica causada pela COVID- -19, este viu-se forçado a ser terminado em Março de 2020. Para a elaboração do presente relatório foram discriminadas unicamente as actividades respeitantes ao trabalho realizado na última equipa mencionada. Este trabalho teve como objectivo a conjugação entre a formação de jogadores para a equipa A e a conquista de resultados desportivos na competição disputada. Para tal, seguiram-se os princípios do Modelo de Ensino pela Compreensão e da Game Sense Approach, assim como se adoptou o modelo da Periodização Táctica. O modelo de jogo foi a base dos modelos de treino e modelo de observação e análise. Este focou-se na formação duma equipa dominadora com bola e pressionante defensivamente. O modelo de treino focou prioritariamente o treino do modelo de jogo, complementando-o com trabalho de preparação geral. Dessa forma, dividiu-se em “treino de preparação para o treino do jogo” e “treino do jogo”. Os métodos de treino fundamentaram-se nas perspectivas ecológicas, pelo que os métodos específicos de treino foram os que mereceram maior percentagem de volume de treino. Por fim, no âmbito desses ideais ecológicos, foi descrita a influência das variáveis situacionais no estilo de jogo adoptado pela equipa. O estudo, embora careça de validade científica, demonstrou que as variáveis contextuais influenciaram os processos de tomada de decisão dos jogadores.The present document reports the work developed by the Trainee Coach and the technical team he integrated during the 2019/2020 season. The internship was carried out at two different teams: Atlético Clube de Portugal’s Under-19 team and Sporting Clube Linda-a- Velha’s B team. It started at the first team mentioned in August 2019 and was predicted to end in June 2020. Due to the pandemic situation caused by COVID-19, it was forced to finish in March 2020. This report describes only the work developed at the second team mentioned. This work had the goal to conjugate players’ formation to reach the A team and the conquest of competitive results. For that, it was followed Modelo de Ensino pela Compreensão (Teaching Model by Compreension) and Game-Sense Approach’s principles, as well as Periodização Táctica’s (Tactical Periodization) model. The game model was the base for the training model and the observation and analysis model. This one focused on creating an offensively dominating and a defensively pressing team. The training model focused primarily on training the game model, complementing it with general preparation. This way, the training model was divided in “preparation for the game training” and “game training”. Due to the fact that training methods were substantiated by the ecological perspectives, football specific methods deserved the training volume’s highest percentage. At the end, following the ecological ideals, it was described the influence of situational variables on the team’s game style. Although it needs scientifical validity, the study demonstrated the contextual variables influenced the players’ decision taking processes.application/pdfporopenAccessMESTRADO EM FUTEBOL-DA FORMAÇÃO À ALTA COMPETIÇÃOEDUCAÇÃO FÍSICADESPORTOFUTEBOLENSINOMETODOLOGIAS DO TREINO DESPORTIVOMODELOS DE ENSINO-APRENDIZAGEMPHYSICAL EDUCATIONSPORTFOOTBALLTEACHINGSPORTS COACHING METHODOLOGIESTEACHING AND LEARNING MODELSGAME SENSE APROACHRelatório final de estágio na Equipa B do futebol sénior do Sporting Clube Linda-a-Velha 2019/2020masterThesis202788067