Scocuglia, Afonso Celso2011-11-042011-11-0420051646-401Xhttp://hdl.handle.net/10437/1438Revista Lusófona de EducaçãoEste artigo pretende apreender as relações entre o conhecimento, a aprendizagem e o currículo no interior do pensamento político-pedagógico de Paulo Freire. Para isso, trabalhamos questões norteadoras do seu discurso especialmente desveladoras das reflexões curriculares em torno dos processos do conhecimento, da educação problematizadora, da passagem da ingenuidade à criticidade que marca a conscientização, da formação do educador, dos direitos das camadas populares ao conhecimento, da gestão e da autonomia escolares. Essas reflexões demonstram a vivacidade e a atualidade das contribuições pedagógicas do legado de Freire enquanto contraponto de uma educação cada vez mais estandartizada “de-cima-para-baixo” e hegemônica.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO INCLUSIVAEDUCAÇÃO ESPECIALEDUCATIONSPECIAL EDUCATIONINCLUSIVE EDUCATIONFREIRE, PAULOAs reflexões curriculares de Paulo Freirearticle