Santos, Maria Célia Teixeira Moura2014-01-142014-01-1419961646-3714http://hdl.handle.net/10437/4474Cadernos de SociomuseologiaTextos de maria Célia Moura Santos dedicados à relação Museologia e Educação: As ações que temos desenvolvido nos diversos programas que vimos executando com professores e estudantes de 1o e 2o graus e com os estudantes do Curso de Museologia da UFBA têm-nos conduzido a várias reflexões sobre a preservação do nosso patrimônio cultural e seu relacionamento com o processo educacional. Constatamos de perto que não tem havido uma integração entre educação e cultura no sentido de realizar, através da prática pedagógica no cotidiano da escola, ações efetivas objetivando utilizar o patrimônio cultural como um referencial capaz de suscitar a criatividade, o questionamento, a reflexão e a busca de um novo fazer. Vários são os fatores que têm contribuído para essa desintegração, tanto na área cultural como na área educacional.application/pdfporopenAccessMUSEOLOGIASOCIOMUSEOLOGIAMUSEOLOGYSOCIOMUSEOLOGYEDUCAÇÃOEDUCATIONProcesso museológico e educação : construindo um museu didático-comunitárioother