Sousa, Óscar Conceição de, orient.Afonso, Norberto Miguel Valinho2014-07-152014-07-152013http://hdl.handle.net/10437/5293Orientação: Óscar Conceição de SousaO estudo centra-se nas práticas de ensino secundário em Artes Visuais, assim como na análise de práticas pedagógicas e curriculares implementadas pelos professores no âmbito da consciencialização de um ensino para o empreendedorismo. Pretende-se compreender as conceções que os professores têm sobre o ensino das Artes Visuais e o empreendedorismo que tendencialmente surgem, cada vez mais, como incentivo para a formação humana global dentro de um ensino fortemente voltado para as metas de sucesso, competitividade e de flexibilidade curricular. O presente estudo apresenta-se estruturado em duas partes. A primeira parte aborda conceitos teóricos e reflexões sobre génese e conceito de empreendedorismo, e seus paradigmas nas Artes Visuais, identificando teóricos impulsionadores de um ensino empreendedor, objetivando uma argumentação teórica que permitiu a implementação de um encandeamento para a segunda parte do estudo, a parte empírica, descritiva e qualitativa, com recurso à observação e a entrevistas pedagógicas dirigidas aos professores de Artes Visuais.The study focuses on secondary education in Visual Arts practice, as well as the analysis of curricular and pedagogical practices implemented by teachers under entrepreneurship education. The aim is to understand the concessions that teachers have about Visual Arts teaching and entrepreneurship that tendentiously appears, increasingly, as an incentive for the global human formation within an education strongly geared towards the goals of success, curricular flexibility and competitiveness. The present study is structured in two parts. The first part addresses theoretical concepts and reflections of the beginning and the concept of, and their paradigms on Visual Arts, identifying theorists of an entrepreneurial education, aiming for a theoretical argument that allowed the implementation threads in the second part of study, the empirical, descriptive and qualitative part, using observation and interviews addressed to Visual Arts teachers.application/pdfporopenAccessENSINO DE ARTES VISUAISEDUCAÇÃO ARTÍSTICAPRÁTICAS PEDAGÓGICASEMPREENDEDORISMOVISUAL ARTS TEACHINGARTISTIC EDUCATIONPEDAGOGICAL PRACTICESENTREPRENEURSHIPMESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOO ensino das artes visuais e o empreendedorismomasterThesis201269422