Brazão, Maria Isabel Marques da Silva Alegria2024-11-112024-11-112023http://hdl.handle.net/10437/14675A sociedade atual, em parte no âmbito da materialização da utopia da «Casa Senhorial», pode ser descrita como individualista e materialista. Neste contexto, competição, isolamento e uma separação da comunidade prevalecem como consequências do Neoliberalismo, da revolução digital e um excesso de estímulos. Esta isolação e espírito competitivo tendem a criar um “Transe Urbano”, onde as pessoas vivem o seu dia-a-dia num constante contexto de «proteção» de tudo e todos, tornando a solidão uma das características identificadores deste século. Esta superestimulação constante e tendência protetora criam uma predisposição para ignorar ou não ter tempo de reparar no resto das pessoas. Existe uma incapacidade de empatizar com vizinhos, colegas ou com todas as pessoas que cruzam caminhos, ao ponto de podermos chegar a modelar as nossas interações com base nas intenções que temos de usar ou não os outros. Esta dissertação pretende promover a empatia e o apoio mútuo como maneiras de contrariar a bolha de isolamento existente atualmente. Para tal, procura-se promover a educação através do exemplo no contexto dos jogos de cooperação - especificamente jogos cooperativos de comunicação limitada -, como uma ferramenta para desenvolver estas características e de criar uma conscientização empática para com os outros. Palavras-chave: Individualismo – Solidão – Empatia – Apoio Mútuo – Educação – Jogos Cooperativos - DesignIn the perspective of todays society, it can be described as an individualistic and materialistic reality brought on by the «Country House» utopia. Competition, isolation and a separation from the community strive as consequence of Neoliberalism, the digital revolution and an overwhelming excess of stimuli. This isolation and competitive spirit tend to create an “Urban Trance”, where people live their day-to-day in a “protective” stance from everyone and everything, making loneliness one of the identifying characteristics of this century. Because of this constant overstimulation and protective tendencies towards ourselves, there is a tendency to ignore or have no time to notice everyone else. There is also an inability to empathize with neighbors, colleagues or most people whose paths are crosse, going as far as modeling interactions based on whether it would be beneficial to us to use other people or not. This dissertation aims to promote empathy and mutual support as a way to counteract the bubble of isolation present nowadays. To do so, it is intended to promote education through example in the context of cooperative games - specifically limited communication cooperative games -, as a tool to develop these skills and create awareness to those around us. Key words: Individualism – Isolation – Empathy - Mutual Support – Education – Cooperative Games - Designapplication/pdfporopenAccessDESIGNINDIVIDUALISMLONELINESSEMPATHYCOOPERATIVE GAMESEDUCATIONMESTRADO EM DESIGNDESIGNINDIVIDUALISMOSOLIDÃOEMPATIAJOGOS COOPERATIVOSEDUCAÇÃOMestrado em DesignDesign na promoção da empatia : o jogo como instrumento socialmasterThesis203560248