Sanches, Isabel Rodrigues, orient.Lopes, Geny Alexandre dos Santos2015-03-202015-03-202014http://hdl.handle.net/10437/6182Orientação: Isabel Rodrigues Sanches ; co-orientação: Maria das Graças AtaídeOs desafios, quase sempre olhados como problemas, inerentes à inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais na sala de aula do ensino regular têm sido tema de debate educativo, porém de pouca consensualização. Os agentes educativos estão no centro desse debate. Observando esta questão,esta pesquisa visa compreender a concepção de professores e gestores de cinco escolas da cidade de Lajedo interior agreste de Pernambuco, acerca da inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais (NEE) nas salas de ensino regular, a partir da captação do seu discurso oral e escrito. Através da aplicação de questionário ao primeiro grupo, reunidos em um número de 100 (cem) professores, e de entrevistas semi-estruturadas ao grupo de gestores que corresponde a diretor e diretor-adjunto, perfazendo um total de 10 (dez), foram coletadas informações. Os dados quantitativos foram tratados pelo sotware SPSS e apresentados através de tabelas. Aos dados qualitativos, decorrentes das entrevistas,ou seja, às falas captadas por gravador em formações discursivas, foi aplicada a análise de conteúdo (Bardin, 1979, Estrela, 1986 e Guerra, 2006, entre outros). Da análise dos dados coletados, concluímos que, nas concepções acerca da inclusão do aluno com NEE em sala regular, prevalece a justificativa da falta de preparo para lidar com esta demanda, com lacunas que vão desde a graduação, passando pela falta de formações contínuas na área, carência de projetos pedagógicos ligados à inclusão e o desconhecimento do aporte legal que ampara as pessoas com NEE; as necessidades especiais não são sentidas como um fato pontual ou específico da formação acadêmica de todo e qualquer estudante num dado momento; para os sujeitos de nossa pesquisa, as NEE estão ligadas a deficiências físicas e ou mentais, e desse modo, demonstram não ter critérios para identificar esses alunos; as práticas inclusivas giram em torno ora do assistencialismo, ora do medo em ter um aluno com necessidade especial na sala e, a partir disso, são tomadas atitudes que acabam ratificando negativamente as diferenças e viabilizando a exclusão. Observamos que para os grupos aqui investigados incluir corresponde a matricular, no entanto, existe um desejo em querer entender as dificuldades dos alunos e assim, poder chegar a instrumentos que proporcionem maior aprendizagem. Os sujeitos de nossa pesquisa se regozijam sempre que um estudante com NEE chega a um resultado positivo em seu percurso acadêmico e observam que formações contínuas na área da inclusão poderiam contribuir muito para uma prática profissional de maior qualidade, pois traria benefícios tanto para os professores quanto para os alunos.Challenges nearly always regarded as problems inherent in the inclusion of people with special needs in the regular education classroom have been a topic of educational debate, but little consensus achieving. Educational agents are at the center of this debate. Observing this issue, this research aims to understand the concept of teachers and administrators from five schools in inner wild Lajedo of Pernambuco, about the inclusion of people with special educational needs (SEN) in regular teaching rooms, rom the capture of its oral and written discourse. Through a questionnaire to the first group meeting in a number of one hundred (100) teachers, and semi-structured group of managers representing director and associate director interviews, a total of ten (10) were collected information. The quantitative data were processed by SPSS software and presented in tables. The qualitative data derived from interviews, in others words, the speech recorder captured by discursive formations, content analysis (Bardin, 1979, Estrela, 1986 e Guerra, 2006) was applied. Analysis of the collected data, we conclude that, in the conceptions about the inclusion of students with SEN in regular room the justification of the prevailing lack of preparation to deal with this demand, with gaps ranging from undergraduate, through lack of continuous training in area, lack of educational projects related to inclusion and the ignorance of the legal contribution that supports people with SEN; special needs are not felt as an occasional or specific fact of academic education of any student at any given time; for the subjects of our research, SEN are linked to physical and or mental disabilities, and thereby shown to have criteria for identifying these students; inclusive practices revolve around now welfarism, sometimes the fear of having a student with special needs in the room, and from that point, which end negative attitudes ratifying the differences and allowing exclusion taken. We note that for the groups investigated here including matches to be registered, however, there is a desire in wanting to understand the difficulties of the students and thus be able to get the instruments that provide greater learning. The subjects of our research rejoice whenever a student with SEN reaches a positive result on your academic background and observe that continuous training in the area of inclusion could greatly contribute to professional practice of higher quality, as would benefit both the teachers and students.application/pdfporopenAccessMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOEDUCATIONEDUCAÇÃO ESPECIALSPECIAL EDUCATIONNECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISSPECIAL EDUCATIONAL NEEDSINCLUSÃO ESCOLARSCHOOL INCLUSIONPRÁTICAS PEDAGÓGICASPEDAGOGICAL PRACTICESA inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais na sala de aula de ensino regular : concepção de professores e gestoresmasterThesis201252333