Leite, Pedro Pereira2020-06-022020-06-022020Leite, Pedro Pereira979-8612450566http://hdl.handle.net/10437/10201Introdução à sociomuseologiaNeste artigo abordaremos a relação entre a educação e o património através da análise das ações de educação patrimonial em escolas. Apresentamos uma breve genealogia dos processos de educação patrimonial e analisaremos diferentes territórios de aplicação, procurando entender de que forma a diversidade das ações de educação patrimonial se articulam com os diferentes contextos. A partir da análise dessas experiências analisamos os de que forma os processos de educação patrimonial podem ser incluídos nas práticas pedagógicas das escolas e nas comunidades. Analisaremos o conjunto de recursos e instrumentos disponíveis para a prática de educação patrimonial. Defendemos neste artigo o argumento que os processos de educação patrimonial se inserem nos processos de produção de justiça cognitiva e de afirmação da dignidade humana.application/pdfporopenAccessEDUCATIONCULTURAL HERITAGESCHOOLSPEDAGOGICAL PRACTICESHUMAN DIGNITYPOPULAR EDUCATIONEDUCAÇÃOPATRIMÓNIO CULTURALESCOLASPRÁTICAS PEDAGÓGICASDIGNIDADE HUMANAEDUCAÇÃO POPULAREducação Popular PatrimonialbookPart